UCS realiza congresso que conecta pesquisa e gestão ambiental no cenário pós-enchente
Especialistas se encontram na oitava edição do Citma em Bento Gonçalves para debaterem possíveis caminhos de adaptação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoverá, de 20 a 22 de maio, em Bento Gonçalves, o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Citma). O evento será organizado pelo Instituto de Saneamento Ambiental (Isam), ocorrerá dentro da programação da 10ª Fiema Brasil e buscará discutir alternativas tecnológicas diante dos impactos das mudanças climáticas.
Com foco em seis eixos - recursos hídricos, drenagem urbana, resíduos sólidos, tratamento de águas e efluentes, energias renováveis e eventos climáticos extremos - o congresso reunirá pesquisadores e técnicos de diferentes regiões. "A modelagem do tema não poderia ser outra diante do que vivenciamos há um ano. Será necessário discutir soluções que unam inovação tecnológica, adaptação ambiental e mitigação dos impactos climáticos", explicou Juliano Rodrigues Gimenez, coordenador do Isam e diretor do Citma.
Criado em 2008, o congresso técnico-científico conta com média de 700 participantes por edição e já publicou mais de 1.500 trabalhos. Esta edição terá a presença de nomes como Carlos Eduardo Morelli Tucci e José Antonio Marengo Orsini. O Instituto de Pesquisa sobre Desastres (IPD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), oferecerá apoio institucional ao encontro.
A Fiema Brasil, feira voltada ao setor ambiental, também contará com um estande da UCS, onde serão apresentados projetos e pesquisas relacionadas à sustentabilidade. A entrada será gratuita, com necessidade de inscrição prévia.