Prefeitura de Guaíba e Abrazeite realizam lançamento da quarta edição da Olifeira
Reportagem de Coletiva.net esteve presente no encontro para acompanhar os detalhes

A Prefeitura Municipal de Guaíba e a Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite) promoveram, nesta quinta-feira, 15, um almoço para o lançamento da quarta edição da Olifeira - Festival gastronômico que acontece de 16 a 19 de outubro no Largo José Cláudio Machado, em Guaíba. O evento de hoje aconteceu na Fazenda do Bosque - olival da cidade e produtor de azeite de oliva - que reuniu empresários do setor, autoridades e profissionais de imprensa. A reportagem de Coletiva.net esteve presente no encontro para acompanhar os detalhes.
A edição de 2024 movimentou mais de R$ 7 milhões na comercialização de produtos de empresas de diferentes locais do Brasil. Conforme o prefeito Marcelo Maranata, o objetivo do encontro foi de reunir empresários, autoridades e imprensa na Fazenda do Bosque para marcar o início de uma nova jornada que culminará com o evento em outubro. "Estamos preparando uma edição ainda mais especial, valorizando nossos produtores, fortalecendo a economia e promovendo a cultura do azeite de oliva. Guaíba tem orgulho de fazer parte dessa história", diz ele.
Segundo a presidente da Abrazeite, Lauren Azevedo, a Olifeira é uma feira única porque nasce do olhar de quem consome, de quem valoriza e entende a importância da olivicultura na vida das pessoas. "Em um momento em que a sociedade valoriza experiências, saúde e conexão entre as gerações, estamos remodelando a feira para oferecer vivências inesquecíveis, da manhã à noite, para toda a família. Teremos espaços para piqueniques, teatros, esportes, shows e, claro, o charme inconfundível das oliveiras, criando ambientes acolhedores e inusitados", diz Lauren.
A Prefeitura e a Abrazeite estão prevento a ampliação dos espaços físicos qualificados na orla para fomentar a economia através do desenvolvimento econômico e turístico. Haverá mais palcos para contemplar atividades culturais, palestras e inovação. E pela primeira vez uma corrida noturna em parceria com o SESC RS integrará a programação de sábado, dia 18. Na 3ª edição, em 2024, foram mais de 120 expositores e um público de 100 mil pessoas.