Clóvis de Barros Filho recebe medalha da 56ª Legislatura da ALRS
Entrega da honraria foi feita pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB), autora da proposição

O jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho recebeu, nesta sexta-feira, 1º, a medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A entrega foi realizada pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB), autora da proposição. A solenidade aconteceu no Salão Júlio de Castilhos do parlamento gaúcho.
Em discurso, Clóvis recordou das instituições onde trabalhou como professor, palestrante e convidado de bancas de mestrado ou doutorado no Rio Grande do Sul, citando a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Devido a essas agens, o jornalista afirma ter carinho pelo Estado. Por gostar tanto do Rio Grande do Sul, Clóvis conta que sofre "toda vez que tem que ir para outro estado".
Segundo o professor, a honraria é um ato simbólico relevante da vida, seja pela importância que o Estado tem em sua trajetória profissional, seja pela relevância afetiva que as experiências que viveu. "É por isso que não poderia desejar outra coisa que não seja estar por aqui cada vez mais frequentemente", disse. Conforme Patrícia Alba, quando recebeu a sugestão de homenagear Clóvis, pensou que seria uma oportunidade de honrar o ofício de todos que se dedicam à ensinar. "Hoje, aqui, tenho a certeza de que estamos formando uma grande sala de aula, e ao final deste evento saímos diferentes de como chegamos. Essa é a magia do conhecimento e sua capacidade de mudança", colocou.