'Resiliência Climática' é o destaque do 'GovTech Summit 2025'
Evento será realizado em 29 e 30 de maio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

A pauta 'Resiliência Climática' é o destaque do 'GovTech Summit 2025', que será realizado em 29 e 30 de maio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. De acordo com Téo Foresti Girardi, head do evento e doutora em Design e Tecnologias, as enchentes que atingiram o Estado em 2024 escancaram a urgência de se repensar o modelo de desenvolvimento dos territórios, priorizando inovação, prevenção e adaptação às mudanças climáticas.
Com o tema 'Governos Inteligentes', o evento trará painéis e apresentações de cases que abordam desde tecnologias para monitoramento de riscos até estratégias para reconstrução econômica sustentável e inclusão social. Para Téo, as startups desempenham um papel fundamental. "Elas são aliadas estratégicas e trazem agilidade, criatividade e soluções tecnológicas capazes de transformar dados em decisões inteligentes, promover cidades mais verdes e fortalecer a capacidade dos governos de agir com rapidez e eficiência diante de crises."
A Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participará do GovTech Summit como palestrante da trilha 'Tecnologia e Resiliência - O papel da inovação no setor público'. No , ela aprofundará o debate sobre o uso de recursos digitais para o desenvolvimento do Estado. "O Rio Grande do Sul está trabalhando para ser referência nos debates sobre mudanças climáticas", afirma Simone.
O 'GovTech Summit 2025' reunirá lideranças da área para apresentar cases globais, inovações e conectar decisores da istração pública a empreendedores de startups. Será um palco para debater pautas como tecnologia, soluções inclusivas para a transformação do setor público; desafios e oportunidades; aplicações de tecnologia verde para promover a sustentabilidade de serviços públicos, entre outros. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do link.
istas
Entre os nomes de destaque confirmados, estão o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Celso Pansera; o Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo brasileiro, Rogério Mascarenhas; o Gerente de Governança no World Bank Group, Roby Senderowitsch; o Procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio. Também estarão presentes o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MCTI), Daniel Almeida; a Diretora do UK-Brasil Tech Hub na missão diplomática do Reino Unido no Brasil, Andrea Motta; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, entre outros nomes.
Transformação digital
Para Téo, a transformação digital dos governos será o ponto central das discussões, abordando temas como inovação no setor público e social, novas tecnologias, segurança de dados, compras públicas inovadoras, sustentabilidade e políticas de incentivo. "Também será tratado sobre o fomento à transformação governamental, istrativa e dos serviços públicos, entre outros assuntos essenciais para a modernização da gestão pública. Vamos explorar soluções e alternativas que aprimorem a prestação de serviços no setor", destaca.
O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental, idealizado pela Agência Moove. Conta com patrocínio do Banrisul, Caixa e Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul representado pela SICT/SECOM e Procergs, Sebrae, Finep/MCTI/Governo Federal, BRDE, Badesul e Procempa.