Knight Center apresenta curso de Jornalismo de Dados

Aulas foram desenvolvidas para profissionais que desejam utilizar ferramentas de programação para conduzir investigações baseadas em dados

As vagas são limitadas e há uma taxa para a participação - Crédito: Reprodução

No início desta semana, o programa de extensão universitária e treinamento para jornalistas da América Latina e do Caribe, o Knight Center para o Jornalismo nas Américas, apresentou um curso sobre domínio e linguagem de Phyton - programação de alto nível. O treinamento será ministrado por Ben Welsh, editor do Reuters News Applications. As aulas foram desenvolvidas para profissionais que desejam utilizar ferramentas de programação de computador para conduzir investigações baseadas em dados. 

Por ter uma turma menor do que nos cursos gratuitos oferecidos pelo Knight, os alunos terão a oportunidade de receber orientação pessoal do instrutor. Repórter, editor e programador de computador com mais de 20 anos de experiência, Ben Welsh é membro do Centro de Integridade e Excelência em Jornalismo da Universidade DePaul, de Chicago, Estados Unidos, e contribuiu para trabalhos reconhecidos em importantes prêmios do setor, como o Pulitzer. 

O curso é aberto tanto a jornalistas experientes interessados em aprimorar os conhecimentos quanto a iniciantes que desejem aprender como usar o Jornalismo de Dados de forma mais aprofundada. As vagas são limitadas e há uma taxa para a participação. 

Programa do curso de jornalismo de dados

O programa ensinará a utilizar a Python, uma linguagem de programação versátil, e o Jupyter Notebook, uma interface baseada em navegadores de internet com a qual é possível escrever, executar, reprogramar e publicar códigos. Os participantes do curso realizarão tarefas práticas semanalmente com conjuntos de dados reais, como os do Los Angeles Times, aprendendo a navegar, limpar e analisá-los.

Comments