"Os dados são o novo petróleo", afirma Britanny Kaiser, ex-diretora da Cambridge Analytica
Protagonista do documentário 'Privacidade hackeada', ela defende a necessidade de regulação e soluções tecnológicas éticas
Uma das delatoras do escândalo da Cambridge Analytica, Brittany Kaiser afirmou nesta terça-feira, 5, em coletiva de imprensa na Web Summit, que "os dados são o novo petróleo". "Estamos todos desprotegidos. Nossos dados estão sendo coletados e usados para os mais diversos fins", alertou.
A ex-diretora da empresa contratada em 2016 pela campanha de Donald Trump, que usou informações de usuários do Facebook, destacou que acredita ser possível reverter o quadro atual por meio de regulação e soluções tecnológicas éticas. "Os dados devem ser nossos e não das grandes empresas de tecnologia."
Kaiser, que é uma das protagonistas do documentário 'Privacidade hackeada', da Netflix, lançou recentemente o livro 'Targeted: My Inside Story of Cambridge Analytica' e transformou-se em ativista da proteção de dados. Uma de suas iniciativas é uma petição, a #OwnYourData, em que defende que chegou a "hora de possuirmos nossos próprios dados. Este é um direito humano. Deveríamos poder decidir livremente como nossos dados são usados (e como não são)".
Antes da coletiva, ela havia participado de um que lançava a seguinte pergunta: Trump será reeleito em 2020? A previsão de Kaiser é a de que o presidente dos EUA não terá um segundo mandato.
A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente da Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.