Do outro lado do mercado, o consumidor:

Apresentar o potencial de mercado dos consumidores 50+ e 60+ foi um dos desafios vividos por Martin Henkel, fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+. Pioneiro no assunto no Brasil, o também palestrante aponta camadas com características de consumo e necessidades específicas.

O consumidor 60+ no Brasil está começando a ser percebido pelo mercado, resultado das evidências demográficas - uma vez que, atualmente, 26% da população brasileira tem mais de 50 anos -, e da maturidade das empresas com seus planos de exploração e aproximação com o mercado.

No Rio Grande do Sul, o dado projetado pelo IBGE para 2021 mostra que a população 50+ é de 3 milhões e 888 mil pessoas, o que representa 34% da população. Quando o corte é de 60+, são 2 milhões e 250 mil pessoas, quase 20%.

Este número também se reflete no bolso. Conforme Henkel, a renda dessa população em 2022 foi de R$ 1,3 trilhão, e ela tem perfil de consumo diferente dos 60+ de 10 ou 20 anos atrás. A nova geração de 60+, chamada de Baby Boomers e adolescentes do pós-guerra, consome com dinheiro que permeia pelo mercado.

"O que eu levo aos meus clientes e construo no processo de consultoria é que eles precisam se diferenciar dos seus concorrentes, ir ao encontro do consumidor 60+, entenderem, atenderem e encantarem. Assim, terão a preferência, e a fatia do bolo vai aumentar", assegura. Para o fundador da SeniorLab, é necessário que se faça isso por uma questão de respeito e, também, de estratégia de negócio.
Além do mais, há a questão natural do envelhecimento que atinge o Brasil e o mundo. A partir disso, se faz imprescindível compreender como as ferramentas, as marcas, a comunicação, o design de embalagens, entre outras questões, se relacionam com o consumidor.
"Nossa atenção deve ser adequada para esse público. Isso não quer dizer envelhecer a marca, mas, sim, atender à maior quantidade de clientes", constata. Segundo o professor na Fundação Getúlio Vargas e criador do conceito Aging in Market, ignorar o que faz sentido na própria empresa para esse tipo de cliente não será perdoado pelo mercado.