Roner Anderson: Um aprendiz convicto

Ambicioso, determinado e empreendedor, o publicitário está sempre na busca de mais conhecimento

A persistência faz parte da rotina do publicitário Roner Anderson, diretor da Plenna Comunicação. Outras duas principais características - ambição e determinação - herdou da mãe, que na época era "do lar", e do pai, que era lutador. "Foi uma vida de muita luta, e isto eu touxe pro meu lado empreendedor, de lutar sempre e aprender a levar porrada, porque nesse mercado tu apanha, tu cai e tem que levantar de novo, senão tu morre", elucida. Um dos seus defeitos é ser teimoso, ao mesmo tempo em que acredita que a humildade seja uma de suas qualidades. "Uma coisa eu descobri: sempre que eu pensei que já sabia tudo sobre um determinado assunto, eu parava pra escutar e aprendia algo novo", reconhece.


Ele mesmo se declara uma pessoa muito ambiciosa, que sempre procurou olhar para a frente, querendo conquistar mais e mais. Apesar disso tudo, "eu sempre tive um cuidado muito grande pra não permitir que as minhas ambições criassem qualquer tipo de prejuízo pra qualquer pessoa que fosse", esclarece. Sedento de aprendizado, gosta de "devorar" livros de consultoria e estratégia em marketing, além de apreciar participar de painéis, debates, discussões com especialistas da área para, constantemente, se atualizar. "Estou sempre na busca? sou um aprendiz convicto, sempre querendo aprender um pouco mais", diz.


Aos 41 anos, o profissional se mostra atento e pronto para novos desafios, e reconhece: é um workaholic. Recentemente, recebeu o troféu Comunicação Alap, na Itália, como reconhecimento à sua atuação na área de publicidade e social, já que é diretor de Comunicação Social da ONG Instituto VER. Ele também é vice-presidente da Revista Tomorrow.


Família e preferências


Foi casado duas vezes e tem cinco filhos: Roner Junior, 19, que é designer de mídia eletrônica na Plenna; Rander, 18, que também trabalha na agência, na área Financeira; Anne Diuse, 15; Robler Yan, 13; e Kenny Anderson, de 8 anos. Os três do meio moram com ele.


Nas horas de folga, além de dar atenção aos filhos, gosta de ler, ir ao cinema e jogar tênis. Aprecia viajar e registrar belas imagens, navegar no Guaíba e ir, nos finais de semana, para seu sítio em Eldorado. Adora receber visitas e reunir os amigos para jantar e conversar, seja em casa ou no sítio, nos momentos de lazer. Assistir ao noticiário e analisar comerciais, seja no jornal, revista, televisão ou mídia externa, são atividades diárias. Em música, gosta de blues e rock. Entre os nomes preferidos, destaca Eric Clapton, Beatles e Elvis Presley.


Um vendedor nato


Muito embora sua formação seja em Direito e Letras, a vocação sempre foi outra. Especializado em Marketing, Planejamento e Consultoria Empresarial, desde muito pequeno mostrou-se empreendedor. O período de transição entre a infância e adolescência, até os 20 anos, foi rico de experiências. Roner fez de tudo um pouco, ando por diversas áreas. "Eu nasci pra vender", simplifica. Roner Anderson Fagundes Gonçalves nasceu em 6 de janeiro de 1967, em Canoas. Vindo de família humilde, conta que chegou até a ar fome. Aos 12 anos já vendia balas e biscoitos na escola para comprar seu próprio material.


Em seguida, com apenas 13 anos, começou a trabalhar na Gráfica Pallotti e logo foi convidado para ir para a Gráfica Ferreira. Não demorou muito, ou a atuar como autônomo na venda de confecção e perfumaria, e depois livros. Aos 16 anos, trabalhou como office-boy na Status Comércio de Gêneros Alimentícios e em seguida foi promovido a chefe dos office-boys e depois auxiliar de escritório. Também ou pela Motormac, no departamento de pessoal.


Com 18 anos, Roner foi para o mercado de promoção de eventos. O jovem, que quando criança sonhava ser cantor, começou a vender? bandas de rock. Logo, serviu na Aeronáutica e, aos 20 anos, assumiu a gerência do Taj Mahal, uma casa de rock and roll, onde promovia shows e eventos. Depois, também ou a produzir espetáculos teatrais.


Trilhando seu caminho


"Pra falar a verdade, eu não tinha muita certeza do que eu queria fazer? então, enquanto eu estudava, ia fazendo uma coisa e outra", explica. Foi nesta época que teve a primeira experiência em agência e o primeiro contato com sua verdadeira vocação, quando atuou no departamento de Promoções da RC Publicidade. Também lançou a revista Bate Papo, que teve apenas duas edições, já que em seguida foi contratado como diretor de Marketing da BML Distribuidora de Livros. Na empresa, chegou a dar treinamentos na área de vendas. Aos 25 anos, a convite de um amigo, começou a vender publicidade para os veículos de comunicação do Estado.


A experiência foi breve: "Não agüentei esperar muito tempo e abri uma agência, a Roner Yan Publicidade e Propaganda", conta. Logo, o designer Gustavo Mendel, que hoje atua na Plenna, tornou-se sócio de Roner. A agência, que ou a se chamar Mendel & Anderson Publicidade, existiu até 1997. Depois, a sociedade se desfez e o publicitário prestou, até final de 2001, serviços de consultoria e gestão em comunicação. De 2002 a 2004, foi diretor de Atendimento da Arauto Publicidade. Em 2004, surgiu a Plenna.


Opiniões e lembranças


"Eu não vejo na publicidade algo diferente do que tem que acontecer em qualquer profissão. Tem que trabalhar com qualidade e tem que ser sério com o cliente", acredita, muito em função das vaidades que cercam a profissão. Quando perguntado sobre outras áreas em que gostaria de atuar, exclama: "Eu me imagino em várias profissões. Te diria que sou apto a qualquer uma, só não arriscaria medicina", brinca, contando que, na infância, a imaginação corria solta. Além da idéia de ser cantor, teve um desejo enorme de ser piloto de avião, o que, possivelmente, o influenciou a servir na Força Aérea. Também chegou a querer ser técnico em eletrônica. "Eu adorava desmanchar TV e rádio, para descobrir o que tinha por dentro daquela caixinha? Minha mãe chegava em casa e via tudo desmontado e enlouquecia comigo. Mas eu montava tudo de novo e, podia ter ficado sobrando uma peça, o aparelho funcionava", diverte-se ao contar.


Mas é na área da publicidade que Roner se realiza e pretende realizar todos os seus sonhos. Para ele, nada substitui o sorriso de um cliente quando vê o resultado positivo de uma campanha. "São vários pequenos grandes momentos", define. Seu maior projeto é fazer com que a Plenna continue crescendo. Não é à toa que sua filosofia de vida é guiada pelo trabalho. Acredita que o segredo do sucesso está na persistência e na determinação. "É pensar e fazer para realizar. Acreditar nas idéias que se tem", decreta, convicto.

Imagem

Comments