Silvio Barbizan: Dedicação e motivação

Curioso, Silvio Barbizan experimentou o rádio e o jornal, antes de se encantar pelo universo da televisão

Silvio Barbizan
Bom humor, curiosidade e inquietude são características que o jornalista Silvio Barbizan carrega consigo em uma trajetória profissional que já dura 24 anos. À frente da área de entretenimento e projetos especiais da RBS TV e com toda carreira vivida em veículos do Grupo RBS, tem no aprendizado um de seus maiores prazeres. Foi justamente a vontade de absorver conhecimento que o ajudou a migrar do rádio ao jornal até chegar à TV.
Antes de descobrir na Comunicação sua verdadeira vocação, Silvio chegou a estudar Biologia por três semestres, na Unisinos. A convivência com os primos - dois cursavam Jornalismo e uma, Sociologia - influenciou o gosto pela área e o ajudou a optar pela mudança. Logo, decidiu que experimentaria os diferentes meios de comunicação, a fim de definir aquele que mais o atraía. "TV é o mais difícil de fazer. No entanto, foi o que mais gostei. Acabei ficando."
No mesmo ano em que se formou, 1990, viveu a primeira experiência como profissional, exercendo a função de redator na Rádio Atlântida. Em seguida, ou a trabalhar como correspondente de Zero Hora em Santa Cruz do Sul. Entrou na RBS TV local em 1995, como coordenador de Jornalismo, e chegou à Capital um ano depois, para assumir o posto de editor-chefe do telejornal Bom Dia Rio Grande.
Ainda ou por programas como Campo&Lavoura, RBS Notícias, Jornal do Almoço, Teledomingo, antes de ar, no último ano, à coordenação da área de entretenimento, que inclui programas como Anonymus Gourmet, Galpão Crioulo e Patrola, e projetos especiais.
Tudo desafia
Dentre os trabalhos desenvolvidos de que fala com carinho está ?Diário de um bebê?, série que registrou o primeiro ano de um bebê desde o dia de nascimento, na virada do século. Silvio lembra que o formato reality show como se tem hoje ainda era pouco conhecido no País e um projeto nesses moldes nunca havia sido realizado. Para localizar o pequeno protagonista, o jornalista visitou diversas maternidades de Porto Alegre na noite de Ano Novo. Entre as famílias que concordaram em participar da série, foi escolhido o bebê Bruno. A série acompanhou em um ano cada evolução no crescimento da criança. "Até virei padrinho", conta, aos risos.
Outro projeto citado por ele é o ?Fala Rio Grande?, que, em um período pré-eleitoral, percorreu o Estado por 30 dias, ouvindo cerca de 500 pessoas, em pequenos municípios. "O ?Fala Rio Grande? fez um levantamento de todas as áreas do Estado", lembra. Mais recentemente, uma produção de destaque durante a programação da emissora foi ?Nossa terra?, que buscava mostrar as belezas e curiosidades da flora e da fauna das diversas regiões do Rio Grande do Sul.
A equipe ouviu pesquisadores em busca de lugares pouco explorados e o material produzido foi inserido em drops na programação. "Contar a história de mil anos de uma lagoa em 45 segundos. Como se faz", esclarece.

Comments