Carlo Franco Karger: ele faz acontecer
Diretor-regional do SBT RS é um homem simples, que troca uma ligação telefônica por uma boa conversa olho no olho

Antes mesmo de completar 18 anos, Carlo Franco Karger tomou uma decisão de mudar a vida: deixou a cidade natal, Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul, para seguir o próprio caminho. Levava consigo mais do que apenas coragem e determinação - carregava os valores que aprendeu com seus pais, Nelli e Teobaldo Karger, suas maiores referências.
O destino era a praia de Barra Velha, Litoral Norte de Santa Catarina, onde trabalhou como garçom e copeiro. Mas o espírito empreendedor aflorou cedo e, antes de completar 18 anos, precisou ser emancipado para abrir a própria boate.
Foi neste período que Franco teve o primeiro contato com o universo da Comunicação. Como fazia propaganda do seu empreendimento, logo fez amizades com pessoas da RBS TV em ville. A indicação para uma vaga na emissora catarinense foi um caminho natural, próprio de quem é 'bom de papo'.
No entanto, o primeiro contato com a TV ocorreu justamente em Santa Rosa. É que ele já queria voltar para casa e soube que a RBS TV gaúcha abriria uma praça em sua cidade natal. Nascia ali uma paixão!
Começou como estagiário de produção, mergulhando no aprendizado técnico: cinegrafia, edição, roteiros e exibição. O empenho o levou a crescer rapidamente dentro da empresa, ando por cargos como operador de Exibição, assistente de Produção e coordenador de Planejamento.
"Acho que o momento mais marcante da minha carreira foi justamente quando eu deixei de ser estagiário. Não esqueço do orgulho daquele primeiro reconhecimento. Foi uma conquista", recordou.
Uma carreira de expansão e muito aprendizado
Com um olhar sempre voltado para o crescimento, Franco aceitou desafios em diversas cidades e estados. Após uma experiência de dois anos no setor comercial da RBS em Santiago do Boqueirão, região central do Rio Grande do Sul, ingressou na TV Tibagi, do Grupo Pimentel, no Paraná. De lá, retornou à RBS em Santa Catarina, ando por São Bento do Sul, ville e Xanxerê, onde atuou também em rádios e jornais regionais.
E ao relembrar essa época, o diretor-regional levantou-se da cadeira e, com um gesto cuidadoso, retirou do armário um exemplar envelhecido do primeiro jornal lançado por ele e a equipe em Xanxerê.
Guardado em uma caixa de papelão já desgastada, o jornal era apenas uma das recordações que ele preservou - memórias que contam a história do homem desbravador que não desperdiçou as oportunidades que surgiram ao longo do caminho para enriquecer ainda mais o currículo profissional. Mesmo que para isso ele cruzasse entre idas e vindas o mapa do sul do Brasil.
Foi assim que ao longo de sua trajetória trabalhou em diversos veículos, como rádios Floresta Negra FM e 89 FM, ambas de ville, Rádio Clube de Itajaí, Rádio RBN de Jaraguá do Sul, Band FM, SBT, Rádio Globo e outras emissoras de grande relevância. Em cada lugar por onde ou, Franco deixou sua marca de inovação e liderança.
O retorno ao SBT, onde desde agosto ocupa o cargo de diretor-regional, foi mais que um movimento natural para alguém que sempre sonhou em contribuir para o crescimento da televisão no estado. Após dedicar anos à emissoras de rádio, ele queria retornar a sua grande paixão: a TV.
Foi assim que entrou pela emissora gaúcha, localizada no alto do Morro Santa Tereza, há sete meses. "Eu honro quem honra comigo. Honro o SBT, fazendo o meu melhor todos os dias", destacou.
Vida pessoal e valores
Casado há 31 anos com Márcia, é pai de Otávio, Leonardo e Valentina. A família é seu alicerce e grande motivação. Basta ele olhar para o lado, em sua sala, para que seus olhos alcancem a grande inspiração: o porta-retrato da família, com destaque especial para o seu cachorro, Lumo, da raça samoieda: "Ele é um companheiro inseparável, sendo tratado como um verdadeiro membro da casa. Quando faço chamadas em vídeo, eu dou um alô para ele também".
A decisão de vir trabalhar em Porto Alegre foi acordada entre a esposa e os filhos. Isso porque todos moravam em Lages, e Franco veio sozinho para o Rio Grande do Sul, já que os filhos e a companheira fazem faculdade. Mesmo com a intensa rotina de trabalho, ele valoriza os momentos simples, como preparar um chimarrão cedo pela manhã. Ele acorda por volta das 6h e em seguida se dirige ao SBT, onde tem tempo de ar as principais notícias do dia, em diferentes portais.
Franco é um homem de fé, evangélico, e encontra força em sua espiritualidade para enfrentar os desafios da vida e do trabalho. Apesar de ser incansável em sua rotina, ele não tem o hábito de praticar atividades físicas, já que seu foco está sempre em projetos e objetivos pessoais. Pouco fã de filmes, costuma adormecer logo após começar a assistir algum, pois a mente está sempre externa para os próximos os.
Apaixonado por cavalos e pela vida no campo, já tem planos de, no futuro, construir um refúgio na área rural de Santiago, onde adquiriu um amplo terreno, com o desejo de que cada membro da família possa ter sua própria casa.
Estilo de liderança e filosofia de trabalho
Franco não se define como chefe, mas como alguém que está ali para servir e fazer acontecer. Ele acredita que liderança vem do conhecimento e do exemplo: "Não tem como liderar sem conhecer. Eu sei operar uma câmera, editar um jornal, montar uma rádio. Não fico apenas sentado na cadeira".
E foi possível observar durante a entrevista, que durou pouco mais de 1h, que o que ele gosta mesmo é de circular. Por isso, dispensa conversas ao telefone, porque prefere resolver as pendências 'olho no olho'.
Ao olhar para a trajetória, Franco se sente realizado. Para ele, sucesso não é apenas uma questão financeira, mas sim ter uma vida equilibrada, ao lado da família e com a satisfação de ver o resultado de seu trabalho. Com energia, visão estratégica e a certeza de que sempre há algo a melhorar, Carlo Franco Karger segue fazendo acontecer.