Rosângela Rimoli: Amor e dedicação para crescer

Esta é a receita da relações-públicas que, mesmo com a paixão por trabalhar com eventos, não dispensa bons momentos de lazer

Simpática, curiosa, persistente e briguenta. "Eu vou atrás das coisas. Eu vou furungando até a coisa funcionar. Não dá pra ser diferente?", garante a relações-públicas Rosângela Rimoli. Aos 44 anos, com larga experiência no mercado de promoções e eventos, ela acredita que gostar do que se faz é indispensável para manter a motivação e cultivar a felicidade no dia-a-dia. Há dez anos ela está à frente da Duetto Promoções e Eventos. Sua rotina é ar por todos os eventos que a agência organiza. A sentença que norteia o trabalho é a dedicação. "Tudo o que fazemos é muito intenso. E somos como uma família", define.


Rosângela Rocha Rimoli nasceu em Porto Alegre em 13 de novembro de 1963. A leitura está entre as suas atividades de lazer preferidas. "Como sempre fui muito curiosa, eu leio de tudo, o que cair na minha mão eu leio. Pode ser sobre política, litografia ou ficção", exemplifica. "Eu também adoro ficar ao ar livre, pegar um sol, caminhar?". mas a profissional confessa que, quase sempre, é inevitável ar mais horas do dia trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa. Para tentar organizar-se neste sentido, ela pratica Pilates - método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo. Em música, aprecia jazz e música popular brasileira, além de bandas como U2 e Jamiroquai.


Viajar também é um dos hobbies de Rosângela. Praga, capital da República Checa, e Budapeste, capital da Hungria, cidades que visitou em 2006, foram os lugares que mais gostou de conhecer. Satisfeita, conta que ainda este mês vai com uma amiga fazer um roteiro pela Europa: França, Holanda e Itália.  A tranqüilidade de um refúgio na praia, de vez em quando, também está entre as preferências da relações-públicas. Recém-separada, não abre mão de reservar um tempinho para programações com amigos, como jantas e reuniões.


A vocação para os eventos


Ingressou na PUC cursando Biologia, mas desistiu na metade do caminho. "Eu queria ser uma grande pesquisadora, mas percebi que eu e as baratas não temos nada a ver", brinca. Foi quando resolveu trocar de curso. Como já trabalhava como promotora de eventos desde os 16 anos, a opção desta vez foi acertada e não poderia ser outra: Relações Públicas. Por conta da curiosidade, estimulada pelo convívio com jornalistas nos estágios em assessorias, chegou a cursar algumas disciplinas de Jornalismo, mas se formou mesmo foi em Relações Públicas , em 1989. "No meu primeiro emprego eu fazia exatamente a mesma coisa que eu faço hoje: recepção de eventos. Eu comecei fazendo isso e nunca mais saí desta área", constata.


De 1986 a 1990, estagiou no setor de Comunicação do BRDE e da Secretaria de Coordenação e Planejamento do Estado. Depois de formada, fez freelas e ações temporárias para Opus Promoções e Mix - Promoções e Comunicações, entre outras empresas. De 1991 a 1992, atuou como relações-públicas na Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre e, de 1992 a 1994, no Sindicato das indústrias da Construção civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e na Federasul. Em seguida, foi convidada a trabalhar na Plural Comunicação, onde permaneceu até 1995, fazendo atendimento e prospecção a clientes para a Revista Amanhã. "Essa diversidade eu acho bárbara. Essa coisa de entender a comunicação como um todo, conhecer um pouco de todas as áreas. Eu sempre gostei desta multiplicidade", destaca.


De olho na realização


Foi quando em 1996, ao lado de uma amiga, Tânia Palma, resolveu fundar a Duetto Promoções e Eventos. Através dos contatos estabelecidos nas experiências anteriores, a empresa começou atendendo à conta de um grande cliente: a Copesul. Em 1997 e 1998, foi coordenadora de produção de eventos do Gabinete do governador. Em 2000, o de empresa Roberto Rimoli, irmão de Rosângela, ou a fazer parte da dupla, substituindo a antiga sócia. "Foi fundamental para podermos crescer", afirma. Com clima bastante familiar, a empresa ainda conta com a colaboração de 20 profissionais, entre eles o sobrinho Guilherme, estudante de Publicidade.


Rosângela explica que a palavra "duetto", além de remeter à formação da dupla, busca transmitir a idéia de harmonia e equilíbrio. "E aqui a gente vive pautado nisso", garante. Segundo ela, o segredo é dedicação e amor ao que faz. "As pessoas têm que ser felizes? têm que fazer suas tarefas com alegria".


No momento, uma das metas de Rosângela é finalizar as obras da sede adquirida recentemente pela Duetto. A meta estabelecida por Rosângela é que a mudança para a nova casa, que será na Rua Lucas de Oliveira, aconteça no início de 2009. Ela, que mora em apartamento, ainda planeja comprar uma casa com pátio bem grande para poder ter a companhia de um "melhor amigo do homem": um cãozinho.


"Sou muito inquieta, então, ainda falta fazer tanta coisa?", avalia ao refletir sobre realização. "Quero poder crescer mais, viajar mais?". Rosângela acredita que tudo que acontece em sua vida é reflexo de seus esforços e merecimentos. O segredo: "fazer as coisas com amor e gostar do que se faz?"

Imagem

Comments