Janine Oliveira: Alto astral
Simplicidade e simpatia são traços marcantes de sua personalidade. E, no comando de uma das áreas mais importantes de um Shopping Center, é de …
Simplicidade e simpatia são traços marcantes de sua personalidade. E, no comando de uma das áreas mais importantes de um Shopping Center, é de irar o pique de vida e o jeito extrovertido de Janine Castellan Oliveira, gerente de marketing do Praia de Belas Shopping. Entre tropeços e vitórias e depois de rodar muitos quilômetros para realizar-se profissionalmente, a porto-alegrense orgulha-se em detalhar a trajetória de mais de 20 anos de experiência na área de promoções e eventos.
Entrou para a faculdade de jornalismo na PUCRS, aos 19 anos, decidida a ser setorista de futebol. Janine, assim como toda sua família, era fanática pelo Internacional e lembra que o sonho foi alimentado até a sua primeira frustração na carreira. "Meu pai me deu uma cadeira do Inter quando tinha 12 anos. Ia em todos os jogos do time", relembra. Porém, no decorrer do curso, ela percebeu que a carreira de Jornalismo não era como idealizara. "O jornalismo é uma profissão que exige uma dedicação sobre-humana, além da remuneração ser desestimulante", avalia. Quando formou-se, em 1982, foi atrás de uma vaga de jornalista no mercado e decepcionou-se porque não conseguiu emprego na área. A época, segundo ela, era difícil para os jornalistas, já que o Correio do Povo fechara suas portas, deixando desempregados dezenas de profissionais experientes. Como também não possuía experiência na área, Janine "foi à luta" percorrendo outros caminhos. E acabou abraçando a oportunidade de trabalhar na área de promoções na extinta Ribalta, empresa em que um dos sócios era o publicitário João Satt. Ela lembra que a atuação na Ribalta, durante dois anos, foi gratificante, pois foi onde aprendeu muito sobre o setor de eventos e promoções. Em 1985, Janine saiu da Ribalta para trabalhar na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde foi aprovada em concurso para atuar como assistente istrativo. "Me chamaram de louca na época, mas fiquei dois anos lá e pedi demissão. Não era minha área e não tinha nada a ver comigo. Meu negócio sempre foi promoções e eventos", diz. Em 1987, foi convidada para trabalhar como assistente de propaganda no antigo Supermercados Real (atual rede Sonae), onde atuou também por dois anos. Após isso, Janine trabalhou ainda na Marpron Eventos e novamente no Sonae, onde foi contratada para desenvolver o processo de implantação do primeiro hipermercado BIG em Porto Alegre, em 1990. "Foi um aprendizado muito grande, pois participei de toda a construção de comunicação do BIG", conta. Em 1995, começou sua era em marketing de Shopping Centers, ao assumir a gerência do setor no Sinos Shopping, de São Leopoldo. Em 1997, resolveu participar de um processo de seleção para a área de marketing do Praia de Belas Shopping e conquistou o cargo de gerente. Hoje, totalmente realizada profissionalmente, Janine garante que "sua praia mesmo é o marketing de varejo". ite que não consegue desligar-se muito de suas atividades no shopping e não importa-se em dizer que "a praticamente a vida no Praia de Belas". Este ano, Janine completa sete anos de atuação no shopping.
A vida "bem light" "Já saí, dancei e fervi muito, agora prefiro descansar e ficar em casa", diz Janine destacando que sua vida, fora do trabalho, é muito tranqüila, envolvendo "programas lights", como sair para jantar, ir ao cinema, viajar. O cinema é o hobby preferido. A paixão é tanta que não há um filme que não tenha visto: "Sou bem cinéfila. Já vi a maioria dos filmes que estão concorrendo ao Oscar deste ano", conta. Janine revela que esta paixão vem de família, pois sua mãe vai religiosamente todos os sábados ao cinema - e chega a ficar doente quando não pode ir. Nas horas de lazer aproveita para curtir o marido Eduardo, com quem é casada há três anos. O casal não tem filhos, uma decisão tomada por Janine ainda quando era adolescente. "Tenho meus sobrinhos que adoro, mas esta opção está muito bem resolvida em minha vida". Cozinhar não é seu forte, tarefa doméstica que deixa para Eduardo. Os domingos, é sagrado o almoço de família, o tradicional churrasco que acontece sempre na casa de seus pais. A leitura também está presente em sua vida. Além das revistas semanais, Janine gosta de ler romances. Na cabeceira, estão as obras "Perdas e ganhos", da gaúcha Lya Luft, e "Melancia", de Marian Keyes. Como atividade física, após algum tempo de sedentarismo, ela decidiu praticar exercícios e optou pela hidroginástica. Viagens são rotina para a gerente de marketing, que planeja-as pelo menos uma vez por ano. Entre as realizadas, destaca as visitas a Natal e Paris. "Paris é tudo de bom, todo mundo deveria conhecer. Eu amei esta viagem", ressalta.
Porque a vida é agora Janine considera-se muito crítica e ansiosa, salientando que as características têm o "lado bom e o ruim" para sua vida. "Eu já estou controlando a minha ansiedade, com o tempo vou istrá-la bem", comenta. Tanta agitação pode ser justificada pela irável dedicação ao trabalho e cargo que exerce. Para o futuro, revela que almeja somente "viver na boa", salientando que não faz muitos planos, pois o futuro a Deus pertence. Talvez por isso, faz questão de utilizar o slogan da propaganda do Cartão de Crédito Visa para expressar sua filosofia de vida: "Porque a vida é agora". Para Janine, o "hoje" deve ser vivido e curtido intensamente, porque o ontem já ou e o amanhã só Deus sabe. "Além de querer o óbvio, o crescimento profissional, desejo ter uma excelente qualidade de vida", conclui.