Sétima edição do 'Enfoque Ocupação Justo', da Unisinos, foi produzida de forma remota
Primeira publicação impressa desenvolvida no período de isolamento foi entregue aos moradores da comunidade neste sábado

A sétima edição do jornal 'Enfoque Ocupação Justo', produzida por alunos do curso de Jornalismo da Unisinos São Leopoldo, dedicado à cobertura dos acontecimentos da Ocupação, foi produzido de forma totalmente remota. A publicação chegou aos moradores no sábado, dia 30, graças ao projeto Rede Solidária São Léo. A iniciativa foi criada no final de março deste ano, com o objetivo de atender e monitorar a situação de 11 ocupações da cidade. Entre as atividades, está a montagem de kits com doações. Nas sacolas, além de itens de primeira necessidade, os moradores receberam os exemplares do jornal.
A ideia de incluir os jornais nos kits de doações partiu da Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom). A iniciativa tem realizado toda a demanda de comunicação, principalmente, nas redes sociais. O projeto também recebeu o apoio da professora Poliane Espindola, que presta orientação nas atividades de assessoria de imprensa. "Durante o período de férias dos alunos, a Agexcom participou do projeto envolvendo voluntários, funcionários e professores", comenta a coordenadora da Agência e professora Cybeli Moraes.
Neste semestre, somente a disciplina de Jornalismo Cidadão ficou responsável pela cobertura e por contar as histórias da Ocupação Justo durante a pandemia do novo coronavírus. Com as aulas presenciais suspensas, os alunos aram a estudar e realizar atividades práticas de forma remota. O coordenador do curso de Jornalismo da Unisinos São Leopoldo, professor Micael Behs, apontou a importância desta edição: "A vocação do jornalismo, de ouvir as comunidades mais vulneráveis, fica muito expressa e latente nesse projeto. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, fizemos todo o esforço para que o jornal não ficasse apenas às plataformas digitais, mas também que fosse impresso e devidamente distribuído junto às comunidades".
Você pode conferir as outras edições do Enfoque e também os outros projetos realizados pelo curso de Jornalismo pelo link.