Santa Maria Vídeo e Cinema divulga os jurados da edição especial de 20 anos
Mostra local de curtas-metragens ocorre nesta quarta-feira no Centro de Convenções da UFSM

Nesta quarta-feira, 30, ocorrerá a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, parte da programação do 15º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A premiação acontecerá às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (Avenida Roraima nº 1000, Cidade Universitária - bairro Camobi). A crítica santa-mariense Bianca Zasso, o crítico Conrado Oliveira e a jornalista Siliane Vieira integram o júri que avaliará as produções inscritas. Este ano, a edição especial de 20 anos tem a parceria da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).
Jornalista e crítica de Cinema, Bianca Zasso é mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens e especialista em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN). Editora e sócia do projeto Formiga Elétrica, a profissional é afiliada da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracccine), da Accirs e integrante do Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Crítico e pesquisador de Cinema, mestre em Arte, Cultura e Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal, Conrado Oliveira é diretor-executivo da Accirs. O profissional foi curador da Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul, e colaborador dos sites Cine Players e Papo de Cinema. Atualmente, comanda o projeto Sobrecine nas redes sociais e o podcast 'Rebobine o VHS'.
Siliane Vieira é jornalista e tem especialização em Cinema: Significação Fílmica e Fazer Cinematográfico pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com 10 anos em reportagem cultural, a comunicadora integra, desde 2013, a Accirs.
Conforme o coordenador artístico do SMVC, Luiz Alberto Cassol: "A parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul demonstra a importância dos 20 anos de trajetória do festival. A Accirs é uma referência no Brasil". Os jurados assistirão aos 10 curtas-metragens selecionados pela curadoria e chegarão a um consenso sobre as categorias premiadas.
Edição especial
Neste ano, as mostras acontecerão de forma separada. Enquanto a local ocorrerá nesta quarta-feira, a Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros será realizada em março de 2023, na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, com a exibição dos filmes selecionados.
O júri escolherá e entregará o Troféu Vento Norte nas seguintes categorias: melhor curta, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção fotografia, melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor desenho de som e menções honrosas, quando houver.
Além disso, quem for à mostra elegerá o Troféu Vento Norte de Júri Popular. Além dessas premiações, também serão entregues o Troféu Rede Sina ao melhor curta com temática social, pelo portal Rede Sina; e o Prêmio Júri Popular Diário de Santa Maria, concedido por votação no site do jornal.
Os troféus Clayton Coelho, Luiz Roese, Isadora Viana Costa e Lanterninha Aurélio, definidos pela organização do SMVC, serão entregues na etapa nacional, escolhidos entre os curtas-metragens selecionados de Santa Maria e do restante do Brasil.