Relatos sobre município de Gravataí são temas do documentário 'Memórias de uma Aldeia dos Anjos'

Cerimônia de estreia ocorre nesta quarta-feira, 30, na Casa de Cultura de Gravataí

Público interessado deve reservar lugar pelo do Instagram do projeto, até chegar ao limite de lotação - Crédito: Leonidas Cardoso

Um documentário, que tem o intuito de contar histórias sobre a cidade de Gravataí, será apresentado ao público nesta quarta-feira, 30, com produção intitulada de 'Memórias de uma Aldeia dos Anjos', com exibição na Casa de Cultura de Gravataí, situada na avenida José Loureiro da Silva, 1350, Centro. Na oportunidade, ocorrerão duas sessões gratuitas, sendo às 19h e às 20h, onde o público pode reservar lugar pelo Instagram oficial do projeto @doc.memoriasdaaldeia, até o limite de lotação. 

A iniciativa tem realização pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Gravataí e Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com produção de Eclair Produções. Com seleção pelo Edital nº 26/2023 Audiovisual - LPG Gravataí, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), a obra busca reunir depoimentos de moradores que possuem trajetórias diferentes. 

Objetivo da obra

O intuito é valorizar as histórias dos participantes, ampliando a visibilidade do município e de quem o constrói todos os dias. Para construir a narrativa a partir da voz dos moradores, foram ouvidos nove cidadãos que compartilharam seus pontos de vista e vivências na cidade. 

"A ideia é homenagear os cidadãos e permitir que as futuras gerações conheçam quem são essas pessoas. Queremos resgatar a memória local, combater a invisibilidade social de quem ajudou a formar a cidade", afirma a jornalista e diretora do filme, Jessica Cardoso da Fonseca Silva. Ela ainda menciona sobre mostrar que é possível fazer audiovisual com identidade e impacto social em Gravataí.

Para Jessica, dois relatos lhe chamaram a atenção, sendo um deles o costume antigo de separar homens e mulheres durante as missas, e a evolução no trânsito, de ruas quase vazias a congestionamentos diários. Após estreia, a obra será levada a escolas municipais e instituições interessadas, acompanhada de bate-papos com a autora. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Comments