Rádios do Interior veiculam projeto de combate à desinformação na pandemia

Iniciativa do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM Campus Frederico Westphalen alcança 47 emissoras e sete mil pessoas nas redes sociais

Projeto foi desenvolvido pela Decom da UFSM Campus Frederico Westphalen - Print do site da UFSM

Há um mês, o Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da UFSM Campus Frederico Westphalen criou o projeto de extensão Agência da Hora no Combate à Desinformação. A iniciativa visa a combater a desinformação durante a pandemia da Covid-19 e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Durante o primeiro mês de operação, foram produzidos seis programetes com informações sobre a pandemia, os quais foram veiculados em 47 emissoras de rádio comerciais e comunitárias do interior do Rio Grande do Sul, além das rádios da universidade. Ainda, foram enviadas cinco newsletters com conteúdo sobre o novo coronavírus para pessoas cadastradas no e-mail e no Whatsapp do projeto.

A coordenação do projeto está a cargo da docente Luciana Carvalho, que conta com coorientação dos professores Luis Fernando Borges, Mirian Quadros e Alice Pavanello e colaboração dos técnicos em educação Julia Cervo (relações-públicas) e Mateus Scherer (sonoplasta), todos da UFSM-FW. Fazem parte ainda da equipe cinco estudantes bolsistas e 14 voluntários. Devido ao distanciamento social, todos trabalham no sistema home office e as reuniões de pauta são realizadas no ambiente online todas as segundas-feiras à tarde.

Luciana explica que a iniciativa surgiu da vontade de trabalhar na linha de frente do combate à pandemia. "Entendemos que o jornalismo tem um papel muito importante, que neste momento se torna mais evidente. A pandemia trouxe também uma ampliação do problema em relação à desinformação", destacou a professora, em matéria publicada no site da UFSM.

De acordo com a universidade, foram abordados temas como forma de divulgação dos dados da Covid-19 em Frederico Westphalen, os benefícios da água para a saúde, e o sistema de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul em reportagens e boletins de áudio. Além disso, foram checados e desmentidos conteúdos falsos que circulam pelas redes sociais.

Desde o início do projeto, as publicações alcançaram 5.400 pessoas na página da Agência Da Hora no Facebook (www.facebook.com/agenciadahoraufsm), e mais de duas mil contas no perfil do Instagram (www.instagram.com/agenciadahora). O projeto está presente, também, no Twitter (@agenciadahora) e Spotify (www.encurtador.com.br/aklzP). Mais informações pelo site www.ufsm.br/checagemdahora, pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (55) 999.850.580. Para receber a newsletter é só se cadastrar no site www.encurtador.com.br/ghmzV

 

Comments