Produtora quer finalizar filme sobre tradição familiar com financiamento coletivo

Documentário contará sobre os 60 anos de atividades do Terno de Reis da Família Seibt, de Canela

Filme conta história dos 60 anos do Terno de Reis - Divulgação

Com o objetivo de concluir a produção de um documentário sobre uma tradição de seis décadas da Família Seibt, de Canela, a produtora de conteúdo Press em Campo lançou um financiamento coletivo. O filme contará os 60 anos de história do Terno de Reis da família - como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus.

A campanha tem o objetivo de arrecadar R$ 40 mil para edição, finalização e lançamento do filme, previsto para dezembro deste ano, cuja exibição será gratuita durante as festas natalinas na Serra Gaúcha. A relações-públicas Daniela Seibt, responsável pelas ações de divulgação do documentário, explica que a decisão de buscar recursos por financiamento coletivo leva em conta o contexto da pandemia de coronavírus. "Se o Terno de Reis está há seis décadas em atividade, atravessando quatro gerações da família, é porque a comunidade local sempre valorizou a mensagem de paz e união que o grupo transmite, e neste momento precisamos estar ainda mais unidos", diz ela.

De acordo com a Família Seibt, o Terno de Reis deles surgiu em 1959, quando Edvino Seibt, junto com irmãos, primos e amigos aram a fazer serenatas com cantigas natalinas e religiosas na casa de vizinhos em Canela. Ao longo dos anos, o grupo foi se renovando com a chegada de filhos, netos e bisnetos de Edvino, e segue fazendo serenatas para famílias da comunidade, bem como em hotéis, restaurantes, igrejas e praças. Atualmente, o grupo se apresenta nas festas natalinas da Serra Gaúcha, como Sonho de Natal e Natal Luz.

Os registros para o documentário, de apresentações e entrevistas com integrantes e amigos do grupo, foram feitos ao longo da temporada 2019/2020, quando o Terno de Reis completou seis décadas de atividades, pelos jornalistas Taís Seibt e João Henrique Bosco. "Não é apenas uma história de família, o Terno de Reis é um patrimônio da cidade de Canela, o filme será um documento para ar esse legado às futuras gerações", comenta Taís, roteirista e diretora do filme.

Quem quiser colaborar pode ar o site www.catarse.me/filmeoterno e contribuir com doações a partir de R$ 20. As recompensas incluem cards natalinos, DVD do filme e menção nos créditos do documentário. O trailer de 'O Terno', assim como outras informações sobre o documentário e as atividades do grupo estão disponíveis na página no Facebook e no Instagram @ternodereis.familiaseibt.

Comments