Pré-estreia do Festival de Gramado apresenta documentário sobre o evento
Peça foi exibida na noite desta quinta-feira, às vésperas do início das festividades

A noite desta quinta-feira, 11, foi marcada pela pré-estreia do Festival de Cinema de Gramado. Um documentário que conta a histórias dos 50 anos do evento foi exibido, juntamente a outros dois curtas-metragens: 'A vida é uma arte 'Bem-me-quer Mal-me-quer'. As produções são assinadas pelo projeto de escola de Cinema, Educavideo.
A sessão contou, ainda, com a participação do ator Nando Cunha, vencedor do Kikito de 'Melhor Ator de Longa-Metragem Brasileiro' no último Festival. Ele foi apresentado como o padrinho desta edição. "Para mim é uma honra. Uma honra muito grande. Eu via esse festival só pela televisão, jamais imaginava estar presente. Cá estou, vencedor de dois Kikitos e tendo a oportunidade de apadrinhar esses futuros profissionais. Eu quero estar atuando nos filmes de vocês", afirma.
Nova sede do Governo
A partir desta sexta-feira, 12, o Festival de Cinema está aberto e, com isso, o Gabinete do Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, está instalado na cidade de Gramado, junto à secretaria do Festival. Com o chefe do executivo estadual viajaram os secretários de Turismo, Raphael Ayub, de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad e da Comunicação, Zete Padilha, além da primeira-dama, Sônia Vieira. Todos também prestigiaram a abertura oficial do evento, que aconteceu às 16h.
A solenidade que oficializou o início do Festival, aconteceu na Rua Coberta, sendo aberta ao público, e contou com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Durante a abertura foram entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-presidentes do Festival de Cinema de Gramado e a ex-prefeitos do município. Na sequência, às 18h, já no Palácio dos Festivais, iniciou-se a exibição dos filmes da mostra competitiva e entre os filmes a atriz Araci Esteves, recebe a homenagem com a entrega do Troféu Cidade de Gramado.