Museu do Festival de Cinema de Gramado realiza sessão de cinema para indígenas

Parceria com o Canella Cineclube promove a exibição do filme 'Para'Í' a comunidades das etnias Kaingang e Guarani de Canela

Exibição para as comunidades acontecerá nesta quinta-feira - Crédito: Amallia Brandolff

Nesta quinta-feira, 15, o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube promoverão uma sessão de cinema especial para indígenas de Canela. A partir das 15h, será exibido o filme 'Para'Í', a cerca de 160 integrantes das três comunidades das etnias Kaingang e Guarani. A atividade ocorrerá no Palácio dos Festivais (Avenida Borges de Medeiros, 2697 - bairro Centro), em Gramado, e será a oportunidade dos povos assistirem, pela primeira vez, um vídeo em uma sala de cinema. 

O intuito da ação é estimular a inclusão e a valorização das culturas tradicionais. A iniciativa também visa valorizar e respeitar a diversidade cultural, ao proporcionar um momento de integração entre as comunidades indígenas e o universo do cinema. Além dos Kaingang e dos Guarani, o evento terá a presença de mais de 40 alunos da rede pública de Gramado. O gerente geral do museu, Fernando Guerra, acredita que esse será um momento de celebração da cultura nacional, "proporcionando a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes".

Escrito e dirigido por Vinicius Toro, o filme 'Para'Í' conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra, por acaso, um milho que nunca havia visto. Encantada com a beleza das sementes coloridas, ela cultiva o alimento. Ao plantar as sementes, Pará inicia uma série de questionamentos sobre o seu lugar no mundo, quem ela é e porque fala português e não guarani. Reflexões sobre porque é diferente dos colegas da escola, porque seu pai vai à igreja Cristã, porque moram  em uma aldeia tão perto da cidade e porque seu povo luta por terra também afligem a jovem.

Esta é a primeira atividade a ser realizada pela parceria firmada entre o Museu e o Cineclube. O acordo objetiva a divulgação da memória do cinema nacional, por meio da seleção de filmes a serem exibidos em praças públicas, localizadas em comunidades periféricas, zonas rurais, linhas e centros de assistência social. 

Os parceiros

Criado em 2009, o Canella Cineclube era um projeto da Fundação Cultural de Canela, que reuniu por mais de uma década pessoas interessadas em ver e discutir cinema. O Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável pela concepção desde sua inauguração em 2016. Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o espaço está aberto diariamente das 10h às 21h.

Comments