Membros da APNI/RS se reúnem para debater assuntos estratégicos para 2020

Reunião-almoço marcou primeiro ano de atividades da Associação dos Portais de Notícias Independentes do Interior do RS

Reunião da APNI/RS - Divulgação/APNI/RS

Debater assuntos estratégicos para definir a atuação da Associação dos Portais de Notícias Independentes do Interior do Rio Grande do Sul (APNI/RS) em 2020 foi um dos principais objetivos da reunião-almoço que ocorreu no último sábado, em Lajeado. O encontro, que teve caráter de confraternização pela agem do primeiro ano da entidade, também foi momento de avaliar as ações de 2019. 

Em entrevista ao Coletiva.net, o presidente da APNI/RS, José Renato Ribeiro (Portal OCorreio, de Cachoeira do Sul), informou que, na reunião, foram definidas as maneiras de divulgação da associação junto aos mais diversos públicos, incluindo a população em geral e os órgãos governamentais. "Além disso, traçamos objetivos para 2020 que englobam desde parcerias durante o ano até veiculação de conteúdo gerado pelos portais integrantes da APNI/RS", disse, acrescentando que as eleições municipais foram pauta para alinharem abordagens e coberturas.

Estiveram no encontro cerca de 20 pessoas, que representaram as diversas regiões do Estado, visto que a entidade abrange todas as regiões do interior gaúcho. A reunião contou com o Portal Agora do Vale, de Lajeado, como anfitrião, na figura de sua diretora, Carine Krüger, que também é secretária a APNI/RS. Ainda, teve a coordenação do vice-presidente da entidade, Marcelo Dargelio, do Notícias de Bento, de Bento Gonçalves.

Outra questão que entrou em pauta foi a definição de que o conteúdo relevante gerado pelos portais será compartilhado para configurar um material próprio da APNI/RS e com a marca da associação. "O objetivo, além de informar a população gaúcha, é mostrar a força da entidade e seu impacto para o interior do Rio Grande do Sul", comentou José Renato. Ele também adiantou que a próxima reunião terá a eleição da nova Diretoria para a gestão 2021/2022.

Este próximo encontro deverá ocorrer no começo do segundo semestre deste ano, em local e data que ainda serão divulgados. Antes de definir estas informações, as sugestões são divulgadas e avaliadas entre os associados para a identificar o que melhor atende os interesses da associação e de seus membros.

José Renato, na condição de dirigente, destacou que 2019 foi um primeiro ano de muita luta da entidade. Segundo ele, além de cada portal necessitar de foco para seu negócio, os integrantes da APNI/RS dobraram esforços para potencializar a associação. "Doses de sacrifício foram somadas na busca permanente da entidade em fortalecer o segmento ao promover nossa união dentro de um planejamento no qual os portais sejam fortes em suas regiões. A troca de experiências e apoio mútuo foram marcas no primeiro ano", definiu e finalizou: "A experiência adquirida reforçou a certeza de ampliarmos relação com outras entidades que compartilham do mesmo objetivo em prol do Jornalismo e da Comunicação enquanto plataforma de negócio".

Comments