Lançamento: obra sobre Vale do Taquari tem o livre e em formato digital

Material foi idealizado pela professora e pesquisadora Elisete Maria de Freitas

A obra reúne cerca de 230 páginas e mais de 600 imagens sobre os impactos e causas das inundações - Crédito: Lucas George Wendt

No mês em que marca um ano do período das enchentes, foi lançado o livro digital 'Marcas na paisagem: memórias para construir a resiliência no Vale do Taquari'. A obra que aborda sobre o evento climático que atingiu a região é gratuita e de o livre. A idealização da professora da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e pesquisadora Elisete Maria de Freitas é fruto de uma construção coletiva que envolveu o biólogo Mathias Hofstätter, o engenheiro ambiental Cleberton Bianchini, a fotógrafa Monique Bruxel e o jornalista Lucas George Wendt. Já a diagramação do material foi feita pelo designer Marlon Cristófoli, da Editora da Univates. 

O material possui cerca 230 páginas e mais de 600 imagens sobre os impactos e causas das inundações. Para sua construção, os profissionais reuniram relatos, registros visuais e interpretações técnico-científicas para compor um testemunho dos extremos vividos pela população do Vale do Taquari e de suas implicações ambientais, sociais e culturais. Dividido em oito capítulos, o livro busca traçar uma linha narrativa que parte da contextualização geográfica e histórica do Vale do Taquari e da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, avançando por temas como os eventos climáticos extremos, os impactos sobre as matas ciliares a fauna, flora e as áreas urbanas e rurais. 

Produção do exemplar

A Univates apoiou a elaboração e o lançamento do livro, buscando reforçar seu compromisso com a produção de conhecimento voltado à realidade local e à transformação social. O envolvimento da universidade também esteve na curadoria das imagens, revisão dos conteúdos, editoração e disponibilização do e-book em suas plataformas institucionais. 

O e-book não tem fins comerciais e tem por intuito ampliar o debate público sobre os impactos das inundações, estimular a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento vigente e inspirar práticas sustentáveis de ocupação e uso do território. A realização do trabalho dos pesquisadores na concretização da obra foi voluntária.

Comments