Jornalistas de Alvorada e Guaíba integram projeto que investiga impactos da Covid-19 na Educação
'Lição de Casa' reúne jornalistas de todas as regiões do Brasil

Entender como o isolamento social está afetando a educação brasileira é o objetivo do projeto colaborativo e independente 'Lição de Casa' (licaodecasa.org). A iniciativa reúne jornalistas das cinco regiões do País, e dois deles são gaúchos. Emilene Lopes é de Guaíba e Pablito Aguiar, de Alvorada. "É um tema muito amplo, que tem necessidade de recorte local para ser melhor compreendido, e eu estou bem feliz em poder contar histórias aqui do Rio Grande do Sul", falou Emilene, em conversa com o Coletiva.net.
Para o lançamento do projeto, foram produzidas 10 reportagens contando histórias de alunos da Educação Infantil, de ensino público, em 10 estados, que estão sem aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. Além dessas histórias, o site traz quadrinhos, entrevistas com especialistas em Educação das cinco regiões e o podcast Lição de Casa (anchor.fm/lio-de-casa9). Todo o conteúdo foi produzido em dois meses por meio de reuniões virtuais.
De acordo com Emilene, a forma de trabalho está sendo nova para ela. "Nunca estive em uma equipe de reportagem neste formato", explicou, contando que o convite para participar do projeto surgiu após fazer uma oficina de jornalismo independente com a Joana Suarez, coordenadora da iniciativa. "Agora, além da reportagem, integro o time de redes sociais. Queremos muito levar as 10 reportagens que fizemos e o episódio de podcast para o maior número de pessoas", falou a jornalista.
Pablito, por sua vez, disse ter orgulho de integrar o projeto. "Aprendo muito com cada um e me sinto honrado em contribuir com meus desenhos para o projeto. Inclusive, uma das recompensas da nossa campanha de financiamento é uma caricatura feita por mim", comentou.
São 15 colaboradores no total, representando uma diversidade de profissionais atuantes. "A gente precisa definitivamente enxergar as pautas no Brasil com olhar diverso e plural, nacionalizando, de fato, as discussões, percorrendo todas as regiões", afirmou Joana.
Para dar continuidade ao projeto, conseguir fazer outras edições nacionais e contar mais histórias, foi lançado um financiamento coletivo no Apoie.se (apoia.se/licaodecasainvestigacao). A iniciativa prevê a produção de mais pautas, que podem se desdobrar em mais episódios de podcast, entrevistas, reportagens e quadrinhos.