Jornalista registra em livro os 170 anos da imigração alemã
Benno Bernardo Kist atua no Grupo Gazeta, de Santa Cruz do Sul, há quatro décadas

Foi lançado na noite desta quinta-feira, 19, o livro 'Carl & Ciss: Crônicas da Colônia Alemã - Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul (RS)'. A obra, sob o selo da Editora Gazeta, é de autoria do escritor e jornalista Benno Bernardo Kist, que atua no Grupo Gazeta, de Santa Cruz do Sul, há quatro décadas. Esta é a quinta obra autoral do profissional.
Benno vem se dedicando a pesquisas, entrevistas e recuperação de causos fatos da cidade há cerca de um ano. A partir deste trabalho, o jornalista recupera memórias familiares, de vizinhos e das comunidades, até contemplar a realidade urbana de Santa Cruz.
As crônicas do livro focam especialmente nos personagens Carl e Ciss, diminutivo de Carlos e Francisca, os pais de Benno. Os textos enfatizam a permanência da língua alemã, o exercício da agricultura, os festejos e os eventos culturais e artísticos, além do empreendedorismo e fatos marcantes de diferentes momentos destes 170 anos.
Os textos são complementados por fotos do interior de Santa Cruz do Sul e da região, em sua maior parte de autoria do fotógrafo Luiz Fernando Helfer, também da equipe da Gazeta do Sul. "A obra se propõe a prestar homenagem aos imigrantes, a seus descendentes e, desta forma, a toda a população que se formou, integrando várias etnias, numa só comunidade, grandiosa e radiante", explica o autor. O livro estará à venda em livrarias e na Casa de Clientes Gazeta.