Jornalista recebe homenagem do 14º festival Santa Maria Vídeo e Cinema nesta sexta-feira
Marilice Daronco ganhará o troféu 'Vento Norte' e terá ainda a exibição de curta-metragem produzido por ela

Esta sexta-feira, 17, promete emoções no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A quarta noite do festival, que é transmitido ao vivo pelo Facebook, será dedicada à jornalista e pesquisadora santa-mariense Marilice Daronco, homenageada local do evento. Ela é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se tornou mestre e realiza doutorado em Comunicação.
As atividades começam às 18h, com a exibição do curta documental 'Fragmentos no Tempo' (2017), dirigido por Marilice. A partir das 19h, a jornalista recebe o troféu 'Vento Norte' e participa de um bate-papo ao vivo com o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, e com o professor do Departamento de História da UFSM, Diorge Konrad, convidado especial. Estarão em pauta a trajetória da homenageada e o acervo da coleção Eny.
Marilice possui ainda uma especialização em Cinema, na qual nasceram as pesquisas que resultaram nos livros 'O nosso Cinema era Super (2014)' e 'Milímetros da história (2020)', que resgatam obras e personagens pioneiros do cinema local. Ela participou ainda de equipes de produções de curta e longa-metragem e dirigiu os documentários 'Esconderijos da Memória' (2003) e 'Fragmentos no tempo' (2017).
Fim do prazo para ver os filmes
Para quem desejar conferir, os curtas que competem nas mostras 'Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros' e 'Sinprosm de Curtas-Metragens' de Santa Maria e Região estão disponíveis no site. O festival tem como tema a 'Memória', uma alusão à importância do audiovisual para a preservação do cinema santa-mariense e brasileiro. O tópico também remete à lembrança das vítimas da Covid-19 no Brasil.