Jornada Nacional de Literatura de o Fundo celebra 40 anos

Para comemorar as quatro décadas de incentivo à formação de leitores, a programação, on-line, está prevista para 26, 27 e 28 de outubro

A escritora Marina Colasanti participará do evento - Crédito: Divulgação

Em 2021, a Jornada Nacional de Literatura, de o Fundo, completa 40 anos de história. Para celebrar essas quatro décadas de incentivo à formação de leitores, a iniciativa promoverá encontros com escritores ligados à trajetória das 'Jornadas Literárias', que também abrange a 'Jornadinha Nacional de Literatura', o qual resgata memórias, histórias e curiosidades desse evento. A programação será por meio de lives entre 26 e 28 de outubro. 

Quase mil escritores e cerca de 270 mil pessoas prestigiaram as 'Jornadas Literárias de o Fundo', cidade adotada pela iniciativa como a Capital Nacional da Literatura. Alguns desses, que estiveram presentes em diferentes momentos, estão confirmados para o evento comemorativo, são eles: Alckmar Luiz dos Santos, Cíntia Moscovich, Ferréz, Elisa Lucinda, Flávio Carneiro, Julián Fuks, Luciana Savaget, Luís Augusto Fischer, Maria Esther Maciel, Marina Colasanti, Ricardo Azeredo e Roger Mello.

A escritora Marina Colasanti participa desde a segunda edição, que ocorreu em 1985. Ela estará na live do primeiro dia da programação das homenagens. "Já não sei quantas vezes participei da 'Jornada de Literatura'. O que sei é que a prateleira superior da minha estante exibe muitos troféus com que os autores eram presenteados na cerimônia de encerramento", comenta.

Marina recorda da emoção de participar e da energia do público. "Lembro perfeitamente quando a professora Tania Rösing, idealizadora da Jornada, criou a tenda de circo. Que frio naquela tenda! E quanto calor humano na plateia", relata. Ela conta ainda que era sempre um prazer suplementar as crianças, com a mochila da mesma cor da tenda, encaminhando-se para a leitura de literatura que dali para a frente marcaria suas vidas. "Por isso só posso exclamar: longa vida à Jornada de o Fundo", exalta.

As lives são gratuitas e serão transmitidas pelo canal do Youtube da UPF on-line. Para aqueles que têm interesse na certificação de participação, basta se inscrever no site. As atividades são promovidas pela Universidade de o Fundo (UPF) e Prefeitura de o Fundo com patrocínio da Corsan, com o apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS), como parceiro cultural.

Comments