Grupo A Hora compra Rádio Pelotense, um dos veículos mais antigos do Estado

Emissora havia encerrado suas atividades em 2023, por meio da venda do terreno onde estava situada a antena AM

Aquisição da emissora foi oficializada nesta semana, em Pelotas - Crédito: Jô Folha

Após quase dois anos, um dos veículos de Comunicação mais tradicionais do Brasil estará de volta às atividades. No ano em que completa um século de fundação, a Rádio Pelotense, considerada a mais antiga do Rio Grande do Sul, retoma suas operações em julho no dial 99.5 FM, no aniversário de 212 anos de Pelotas. Em 2023, a emissora havia encerrado suas atividades, em um movimento que estaria relacionado ao processo de migração para o FM e com a venda do terreno onde está a antena AM.  

A emissora pelotense foi adquirida após uma negociação que durou mais de seis meses, conforme contou ao portal Coletiva.net, Adair Weiss, diretor-executivo do Grupo A Hora. Conhecida pela atuação na frequência 620 AM e ampla cobertura local, a Pelotense foi, por décadas, a líder de audiência no segmento do radiojornalismo na Zona Sul do estado. Agora, soma-se ao Jornal A Hora do Sul, que completa um ano de circulação também em julho, como um dos braços do grupo na região. 

Segundo Weiss, a Região Sul vive um momento de transição e se abre para novos investimentos que surgem. "A Rádio Pelotense vai permitir que o mesmo projeto multiplataforma que deu certo em Lajeado e Vale do Taquari, agora possa ser implementado na região da Zona Sul", comentou.

De acordo com o diretor, a aquisição representa para o A Hora a oportunidade de fortalecer sua influência e prestação de serviços às regiões onde atua. "A rádio terá uma programação jornalística, potencializada pela nossa redação multiplataforma que já atende o jornal impresso e as plataformas digitais naquela região", destacou o profissional. 

Legado centenário

Na avaliação do diretor editorial e de produtos do A Hora, Fernando Weiss, a retomada da Pelotense representa a continuidade de um legado centenário e também de uma vitória do Jornalismo profissional. Também, por estar em um  momento em que as plataformas que incitam o extremismo e as fake news na internet tomaram grande proporção.

"Nós ficamos muito felizes em poder devolver para Pelotas e a Zona Sul este canhão que foi, por tanto tempo, a Rádio Pelotense e colocá-la no ar outra vez. Vai fazer muito bem para todos. Para a cidade, para a região, e para o Grupo A Hora. O jornalismo profissional, a partir das plataformas tradicionais, se torna cada vez mais essencial, como um grande fiel curador da notícia", salientou.

Comments