Gestão 2022-2024 da ARI Serra Gaúcha toma posse na próxima semana
Jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua assumem como presidente e vice-presidente, respectivamente, e comandarão a entidade

A nova gestão da Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI-Serra Gaúcha) será empossada em Caxias do Sul, na próxima terça-feira, 3, durante cerimônia no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), às 19h. As jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua assumem como presidente e vice-presidente, respectivamente, e comandarão a entidade de 2022 a 2024, com a colaboração de outros 36 profissionais voluntários.
A data escolhida para a posse também marca o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Vania é graduada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e atua na Comunicação há mais de 23 anos. Mestre em Educação (UCS), também é formada em Pedagogia (UCS), licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-Caxias), especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCS) e especialista em Assessoria e Gestão da Comunicação (Facel). Desde 2014, é jornalista do quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Caxias do Sul.
Atualmente, também é docente na Especialização em Alfabetização e Multiletramentos da UCS, no Curso de Auxiliar de Apoio Docente da Faculdade Murialdo (Famur) e na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra). Tem experiência de 11 anos na reportagem em jornal impresso diário (Jornal Pioneiro, ZH e Folha do Sul). De fevereiro de 2013 a junho de 2014, coordenou a Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. De janeiro a julho de 2017, respondeu pela Secretaria de Governo e pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura caxiense.
Juliana Bevilaqua é jornalista formada pela UCS, com especialização em Comunicação Digital. Atua na imprensa caxiense desde 2007. Está no Grupo RBS desde 2013 e, atualmente, é comunicadora na Rádio Gaúcha Serra e repórter no Jornal Pioneiro. Em 15 anos de profissão, recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais como o Prêmio Jornalismo de Investigação em HIV na América Latina e no Caribe para o Brasil, em 2017, e o Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul, em 2019.
A dupla substituirá Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias, e Ricardo Dini, CEO da Dinâmica Conteúdo Inteligente. Andreia e Dini permaneceram, respectivamente, na presidência e vice-presidência da ARI Serra Gaúcha no período de 2018 a 2021.