Fotógrafo Gilberto Perin expõe suas obras em Bagé

Exposição tríplice é composta pelas séries 'Sem Identificação', 'Fake Photos' e 'Paisagem, um Exercício'

Série 'Paisagem, um Exercício' - Crédito: Gilberto Perin

A Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, em Bagé, recebe as obras do fotógrafo Gilberto Perin entre os dias 4 a 27 de março. A exposição tríplice é composta pela série 'Sem Identificação', 'Fake Photos' e 'Paisagem, um Exercício', que serão expostas na galeria do Palacete Pedro Osório (Avenida Tupi Silveira, 1436. Centro).

Anteriormente apresentada no Margs, em Porto Alegre, e em Lisboa, 'Sem Identificação' se trata de uma série crítica e reflexiva sobre os dias atuais. Perin explica que nessa exposição "a nudez é apenas a parcela aparente daquilo que não é revelado sobre a nossa identidade e pensamento". Junto aos modelos, o fotógrafo criou algumas imagens explorando figuras icônicas e as demais composições, ele destaca, surgiram espontaneamente durante o ensaio fotográfico. 

'Fake Photos', por sua vez, mistura a ideia de fotos falsas, fake news e o paradoxo de René Magritte, em 'A Traição das Imagens'. Nas composições, o artista busca traduzir suas inquietações sobre a autenticidade das fotografias produzidas atualmente e propõe refletir sobre a utilização de imagens e notícias falsas. A série foi apresentada anteriormente na Ecole Internationale de Genève e na ONU, em Genebra, na Suíça.

Já 'Paisagem, um Exercício' remete aos diferentes pontos de vista que podem ser mostradas imagens clicadas em locais frequentados por viajantes e turistas. Propõe-se como um exercício do olhar sobre paisagens conhecidas ou comuns.

 

Comments