Festival Santa Cruz de Cinema apresenta novidades para oitava edição

Algumas delas são a parceria internacional e momento temático

Diego Tafarel é um dos organizadores do Festival Santa Cruz de Cinema - Crédito: Luís Alexandre

Durante a última semana, o anúncio das novidades da oitava edição do Festival Santa Cruz de Cinema reuniu imprensa, patrocinadores e convidados. O encontro foi realizado na Casa das Artes Regina Simonis - situada na rua Marechal Floriano, 651 -, em Santa Cruz do Sul. Entre as novidades apresentadas estão a parceria com o Departamento de Maldonado, no Uruguai, além de um momento temático no evento. 

O primeiro o para a internacionalização será um intercâmbio com a América do Sul, por meio da parceria com o Departamento de Maldonado, no Uruguai, que realiza há 27 anos o Festival Internacional de Cine de Punta del Este. Na edição, serão exibidos em Santa Cruz do Sul curtas-metragens que participarão do festival latino, que ocorre no Uruguai. Outra novidade no evento será uma noite de celebração ao cinema japonês, com a exibição de filmes japoneses e um jantar temático.

Além disso, o evento contará com a realização de rodadas de negócios dentro da programação, proporcionando o encontro de realizadores da cidade com players do mercado. "A gente vai ter grandes players na nossa cidade, pela primeira vez, para olhar os projetos de Santa Cruz. Isso é uma virada, porque é também o primeiro evento de mercado no centro do estado", comenta Diego Tafarel, um dos organizadores do festival. Durante as rodadas de negócios, os players escolherão projetos locais para serem realizados. 

Sobre o Festival

As inscrições estão abertas e se encerram em 20 de fevereiro. Até o momento, mais de 270 filmes já foram inscritos e a expectativa da organização é superar o número da última edição, que foi 827 produções. 

O 8º Festival Santa Cruz de Cinema será realizado entre os dias 9 e 13 de junho, com entrada franca, em Santa Cruz do Sul. A programação contemplará mostra competitiva, painéis, oficinas, homenagens, rodadas de negócios e debates sobre produção cinematográfica brasileira. Sua realização é do Sesc Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes.

Comments