Festival de Cinema de Gramado tem retorno de cerca de R$ 400 milhões em mídia espontânea

Valor é o maior da série histórica e representa um aumento de 93% com relação à edição anterior, conforme Comunicação do evento

Festival de Cinema de Gramado é o evento do município que mais gera retorno de mídia à cidade - Crédito: Cleiton Thiele / Agência Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado é o evento do município que mais gera retorno de mídia à cidade serrana. É o que garante os resultados levantados pela Pauta - Conexão e Conteúdo, responsável pela coordenação de Comunicação do evento. A 51ª edição retornou R$ 391.595.466,60 em mídia espontânea. O montante é o maior da série histórica, com início em 2012, e representa um aumento de 93% em relação ao do ano anterior. 

De acordo com o levantamento da Sinopress - empresa paulista especializada no monitoramento e na análise de clipagens -, durante o período da festividade (11 a 19 de agosto) foram computadas 4.379 matérias. A avaliação engloba veículos de televisão, rádio, impressos e portais. Conforme os dados, mais de meio bilhão de pessoas foram impactadas pela mídia on-line. Nas matérias televisivas e radiofônicas, a audiência estimada foi de 283 milhões de espectadores. Mais de 200 veículos de mídia foram credenciados.

A sócia-diretora da Pauta, Vera Carneiro, acredita que o resultado demonstra a relevância do evento nos segmentos de Cultura, Entretenimento e Turismo no Brasil e reforça o acerto da estratégia de Comunicação ampla e segmentada. Para a profissional, o resultado coloca a empresa frente à enorme responsabilidade que é gerir a área na iniciativa. "Este ano tivemos ainda, entre os assuntos a gerenciar, a delicada situação da morte da atriz Léa Garcia, uma das nossas homenageadas da edição. Foi mais um desafio a ser enfrentado", destaca. 

A agência realizou a assessoria de imprensa, o atendimento aos jornalistas, a coordenação das coletivas de lançamento e o gerenciamento de mídias on-line - site, Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok. Também organizou os debates e confeccionou os materiais publicitários. Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, afirma que o retorno positivo é consequência de um trabalho agregado de todos que realizam o festival, incluindo produção, palco e Comunicação. "Agora, nossos olhares se focam para a nossa 'Mostra Itinerante', em parceria com o Banco do Brasil, e para a 52ª edição, que ocorrerá entre 9 e 17 de agosto de 2024", diz.

De Gramado para o Sudeste e Centro-Oeste brasileiro

Pela primeira vez, o Festival terá uma mostra itinerante. Realizada em parceria com o Banco do Brasil, a 'Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado' será realizada a partir de amanhã, 6, até 20 de outubro, nos Centros Culturais Banco do Brasil de Belo Horizonte, de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ação exibirá os cinco vencedores dos Kikitos de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: 'Noites Alienígenas', 'Carro Rei', 'King Kong em Asunción', 'Pacarrete' e 'Ferrugem'. 

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria ou pelo site do BB. A atividade começará por São Paulo, até domingo, 10. A ação seguirá para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte, onde acontece simultaneamente, de 13 a 17 de setembro. A última cidade a receber será Brasília, onde a Mostra ficará de 17 a 20 de outubro de 2023.

Comments