Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos
Matrículas Submissões dos projetos audiovisuais do Estado podem ser realizadas a partir da segunda-feira, 2 de maio

O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto. E a organização do evento anuncia que a abertura das inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos acontece na próxima segunda-feira, 2 de maio, e vão até às 23h59 de 27 do mesmo mês. Carinhosamente batizado de 'Gauchão', trata-se da parceria entre o Festival e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que juntos promovem, pela 19ª vez, a mostra competitiva de curtas-metragens produzidos no Estado.
Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Júri da Crítica, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção, Melhor Edição de Som, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Música, Melhor Produção e Produção Executiva, Melhor Roteiro e Menção Honrosa. O objetivo é manter o compromisso com produções locais, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e com o Instituto Estadual de Cinema na entrega do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos.
Os filmes participantes concorrem ao Kikito em 10 categorias técnicas. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.
A partir deste ano, com o intuito de conceder um olhar mais plural à produção audiovisual gaúcha, a curadoria da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos a a contar, também, com o nome da jornalista Carol Zatt. A mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais, e especialista em Arqueologia e Patrimônio se juntará ao programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim, na tarefa de selecionar os filmes exibidos.
Diego Scariot, gerente de Eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Festival, agradece as parcerias com a Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Cultura e com o Iecine, que proporcionam essa manutenção dos prêmios. "Agora, damos um o ainda mais importante, ampliando nossa curadoria com a chegada da Carol, uma jornalista que cultiva uma longa história com Gramado e que, com certeza, chega para, ao lado do Leonardo, fazer uma seleção do tamanho e da qualidade do cinema gaúcho", avalia.
As fichas de inscrição estão disponíveis neste link. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, que estão disponíveis no site do Festival.