Estão abertas as inscrições para o 14º Festival da Fronteira
Carla Esmeralda e Leona Cavalli são as homenageadas do evento que acontecerá em Bagé

O 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira está com inscrições abertas. O prazo se encerrará, para curtas nacionais e longas, em 15 de outubro, e para curtas gaúchos, em 1º de novembro. O cadastro deve ser feito pela plataforma FilmFreeway, onde também pode ser ado o regulamento. Com o tema 'Patrimônio Histórico & Sustentabilidade', a iniciativa, que acontecerá entre 29 de novembro e 3 de dezembro em Bagé, já tem as homenageadas: a produtora audiovisual Carla Esmeralda e a atriz gaúcha Leona Cavalli.
O intuito da ação é debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul tendo como premissa a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o turismo cultural e as rotas gastronômicas ligadas ao pampa. A democratização e o o à produção audiovisual são os principais focos da atração gratuita, que exibe curtas e longas-metragens e oferece um espaço para a produção audiovisual e as atividades de formação.
O diretor artístico Zeca Brito registra que neste ano o evento retoma o mercado interrompido pela pandemia de Covid-19. "Um encontro de grandes players da indústria com talentos e seus projetos em desenvolvimento, reunindo Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina", exalta. O Secretário de Cultura de Bagé em exercício, Elison Soares, reforça que o encontro realiza mais uma edição com o apoio do município. "O audiovisual é um vetor de desenvolvimento e o Festival tem um importante papel por apresentar e premiar os talentos locais".
Competições e homenagens
Podem participar da 'Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens' filmes com duração máxima de 15 minutos de qualquer nacionalidade. Já a 'Competitiva Regional' é voltada para o Rio Grande do Sul, com 50% das vagas reservadas a produções da fronteira Brasil-Uruguai. A 'Competitiva de Animação' recebe títulos de até 20 minutos, de qualquer nacionalidade.
Os vídeos com no mínimo 50 minutos, realizados em áreas de fronteira nacional, cultura Ibero-americana, ou em países de língua portuguesa, podem concorrer na 'Competitiva Internacional de Longas'. A curadoria dos longas é realizada por Jonas Chadarevian e Roger Lerina, enquanto a de curtas é feita por Frederico Ruas, José Eduardo Camargo e Marizele Garcia .
A cocriadora do RioContentMarket, produtora de conteúdo audiovisual da América Latina, Carla Esmeralda, será uma das homenageadas e receberá o troféu em nome do Sur Frontera, o mercado audiovisual do Festival. Já Leona Cavalli estará em Bagé para ganhar o troféu São Sebastião e apresentar alguns filmes em que trabalhou. Natural de Rosário do Sul, a atriz está em cartaz na novela 'Terra e Paixão', na Rede Globo, e na série 'O Rei da TV', no Star Plus.
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem a promoção da Prefeitura Municipal de Bagé por meio da Secretaria Municipal de Cultura, produção da Maristela Ribeiro Produções e a realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes. O apoio institucional é da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O projeto foi viabilizado pelo financiamento Pró-Cultura LIC/RS.