Emoção e festividade marcam primeiro 'Prêmio Repórter Guaibense'
Honraria teve objetivo de valorizar ações, entidades e grupos que fazem a diferença para diversas comunidades do município

Emoção e festividade foram o que marcou a noite da última terça-feira, 5, na primeira edição do 'Prêmio Repórter Guaibense', em celebração aos dois anos do jornal. A cerimônia aconteceu no espaço Quintal Café e Flores, no centro da Guaíba, para finalistas e convidados. A honraria teve o objetivo de valorizar, por meio da seleção de notícias do veículo em 2021, ações, entidades e grupos que fazem a diferença para diversas comunidades.
Emocionado, o anfitrião da noite, jornalista e fundador do Repórter Guaibense, Pedro Molnar, relembrou a trajetória pessoal e falou sobre o intuito da honraria. "O que eu faço é um jornalismo humanitário, o meu celular é cheio de fontes, mas de pessoas que pensam no ser humano. Por isso que nós estamos aqui hoje, para reconhecer entidades que talvez não são reconhecidas em nossa comunidade."
Flávio Ribeiro, presidente do Banco de Alimentos de Guaíba, e o escritor e professor Renato Isquierdo, falecidos no ano ado, levaram prêmios em duas categorias. As viúvas estiveram presentes na ocasião e receberam o troféu em forma de agradecimento ao trabalho que cada um realizou. O encerramento da premiação ficou por conta da banda Pequena Serenata.
Foram 25 finalistas classificados, que juntos somaram quase quatro mil votos. A decisão dos vencedores ficou por conta de um júri técnico, composto por autoridades da prefeitura, vereadores, membros da sociedade civil, colunistas e patrocinadores do jornal. O evento teve ainda uma transmissão ao vivo no Facebook para o público e ainda está disponível para quem pretende conferir.
Abaixo a lista de premiados:
Ação Ambiental: Energia Solar do Projari
Ação Cultural: Patinação Artística no Sarandeio Farroupilha
Ação Comunitária - Flávio Ribeiro: Sábado Solidário do Banco de Alimentos
Ação Literária - Renato Isquierdo: Livro "Os logradouros de Guaíba com ascendência africana", de Irlanda Gomes
Ação Educacional: Consciência Negra na escola Otero Paiva Guimarães
Grupo ou Entidade Cultural: Grupo Realejo EnCena
Grupo ou Entidade Comunitária: Cursinho Popular de Guaíba
Equipe ou Entidade Esportiva: Guahyba Associação de Canoagem
1º Lugar Voto Popular: Geloteca na Escola Augusto Meyer (254 votos)
2º Lugar Voto Popular: Grupo Espaço Livre Biguá (251 votos)
3º Lugar Voto Popular: Livro "Eu sou do Morro", de Ricardo Cruz (224 votos).