Documentário sobre chimarrão é exibido neste domingo na aldeia Yvyty Porã
'Luta da Erva', dirigido por Marcia Paraiso, aborda a história e o conhecimento relacionado à bebida de origem Guarani

Neste domingo, 3, a aldeia Yvyty Porã, localizada em Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul, receberá uma sessão especial do documentário 'Luta da Erva'. Dirigido por Marcia Paraiso, o filme apresenta o conhecimento do preparo ancestral das bebidas a base de erva mate, que têm origem no povo Guarani. O intuito é que as populações que protagonizaram a obra possam assistir em primeira mão.
Filmado no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o documentário é inspirado no livro homônimo da professora doutora Arlene Renk. A pesquisa, realizada entre 1987 e 1989, reuniu muitos entrevistados, entre extratores de erva mate, capatazes, donos de ervateiras e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
Para tanto, além de resgatar a história da erva-mate, o documentário apresenta com profundidade diversas nuances do modo de produção atual, condições de trabalho e consequências ambientais, em contraste com o que era a tradição dos povos originários. "Todo esse mergulho me mostrou elementos para compreender a dimensão de uma luta que envolve o respeito à cultura e religiosidade de um povo ancestral, a perda de territórios em um País que não fez a reforma agrária", diz Marcia.
Sinopse
Chimarrão, tererê, mate, bebidas feitas a partir da mesma planta, a Ilex Paraguariensis, muito populares e bastante consumidas em grande parte do Brasil. O que poucos conhecem é sobre sua origem, diretamente relacionada à cultura e espiritualidade do povo Guarani. Com o processo de colonização e expropriação dos territórios ancestrais e tradicionais, quando indígenas e caboclos perderam suas terras e, consequentemente, o o às florestas, impossibilitando a prática dos saberes tradicionais.
Ficha técnica
Direção e roteiro: Marcia Paraiso
Produção: Rafael Coelho e Marcia Paraiso
Produção executiva: Helio Levcovitz e Ralf Tambke
Direção de Fotografia: Kike Kreuger e Ralf Tambke
Som direto: Ju Baratieri
Assistente de câmera e imagens de drone: Silvio Marchetto
Pesquisa: Marcia Paraiso, Rafael Coelho, Wanderley Karaí Vydju e Cristina Lopes
Montagem: Glauco Broering
Edição e mixagem de som: Katia Dotto
Trilha sonora: Marlui Miranda, Marcelo Portela e Bruno Menegatti
Arte gráfica: Katia Ozório
Computação gráfica: Marcelo Buti
Colorização: Kike Kreuger
Masterização e conformação digital: Onironautas
ibilidade: L: soluções em ibilidade
Assessoria de Comunicação: Linete Martins