Debates sobre streaming e narrativas negras são destaques no Gramado Film Market

Com atividades gratuitas, o evento integra a programação do 51º Festival de Gramado

Edição anterior do Gramado Film Market - Crédito: Luis Cunha / Agência Pressphoto

O debate sobre streaming e a regulação do vídeo sob demanda (VOD, sigla em inglês), conduzido por Débora Ivanov, e o bate-papo com o escritor e roteirista Aldri Anunciação sobre narrativas negras no cinema estão entre os destaques da programação do sétimo Conexões Gramado Film Market (GFM). O evento integra o 51º Festival de Gramado. As atividades, que são gratuitas, acontecerão entre 12 e 18 de agosto na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 - bairro Centro), e no Museu do Festival de Cinema (Avenida Borges de Medeiros, 2659 - bairro Centro).

O GFM é realizado pela Gramadotur, pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O programa foi dividido em três eixos: Capacitações, Conexões Diretas e painéis sobre perspectivas e tendências para o audiovisual. Paulo Barata e Vera Zaverucha estão entre os nomes confirmados e ministrarão encontros de capacitação. Além deles, representantes da Agência Nacional de Cinema (Ancine) também realizarão qualificações. 

Nas palestras, o encontro prevê conversas sobre a indústria audiovisual nos BRICS (organização de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico), as alternativas possíveis oferecidas pelas diferentes plataformas de exibição (cinema, TV e streaming) e o uso de dados na construção de conteúdos. Em Conexões Diretas, espaço para realizar networking, estarão representantes de companhias como Amazon, Netflix, Paramount e Woohoo.

Para participar é preciso realizar inscrição prévia, que pode ser feita por este link. A matrícula será homologada mediante a confirmação, com base no Regulamento do Conexões Gramado Film Market. Sofia Ferreira, diretora do Iecine, explica que a entidade correaliza o evento com o intuito de incentivar o cinema brasileiro, "refletir sobre as questões atuais do setor e sobretudo para trazer protagonismo aos realizadores gaúchos, garantindo iniciativas de qualificação através de capacitações estratégicas".

Participação da Sedac no Festival 

Para a realização do Gramado Film Market, a Sedac assinou convênio com a Gramadotur. O acordo prevê R$ 220 mil para o evento e para a entrega do 'Prêmio Sedac/Iecine' para profissionais de destaque no cenário gaúcho, bem como para as distinções da 'Mostra de Longas-metragens Gaúchos' e do 'Leonardo Machado'. Ainda, será disponibilizado, por meio da Chamada Pública de Coinvestimento para Eventos Populares via Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o valor de R$ 100 mil.

Comments