Cinco perguntas para Eduarda Rocha

Jornalista é o novo reforço na produção de conteúdo digital da Rádio União FM, de Novo Hamburgo

Duda Rocha - Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?  

Sou jornalista formada pela Unisinos e, desde o início da faculdade, atuo na área, ando por veículos de mídia impressa no Vale do Paranhana. Resido em Parobé desde 1999, mas cresci em Rio Pardo. Assumi a comunicação institucional da Câmara de Vereadores de Parobé em julho de 2011, onde atuo desde então. 

Acabei me especializando na área da comunicação institucional, criando diversas ações ligadas à comunicação pública. Desde 2018, assumi, também, a assessoria de comunicação do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, entidade que representa mais de nove mil trabalhadores do setor calçadista. Apesar de amar a área de assessoria de comunicação, meu sonho sempre foi trabalhar em uma rádio, pois a música cresceu comigo e tem um papel fundamental na minha vida. Foi, então, que surgiu esta experiência na União FM, quase aos 30 anos de idade. 

 

2 - Como e por que decidiu ser jornalista?  

Nunca tive dúvidas de qual seria a carreira a seguir. Desde pequena, minha relação com a música é muito forte e sempre tive o sonho de ser uma jornalista da área cultural, de cobrir shows, espetáculos, etc. Além da carreira como jornalista, sou cantora há 15 anos. Estas duas áreas caminharam juntas na minha vida profissional. Sou curiosa por natureza, preciso saber o que está acontecendo, contar às pessoas o que ocorreu, como, quando e onde. Foi bem natural seguir no Jornalismo. Desde meu primeiro ano na faculdade, esta certeza permaneceu. Morar no Interior e fazer jornalismo cultural é muito difícil, aí, acabou que me interessei por outras áreas, me apaixonei também pela comunicação pública e a diferença que ela pode fazer na vida das pessoas. 

 

3 - O que significa na sua carreira estar na equipe da União FM?  

Estou realizando um sonho. Devido às questões financeiras, ei muitos anos na universidade (quase 10). Assisti a ida de colegas para estágios incríveis em rádios, trabalhando com tudo o que eu desejava. Para custear o curso de Jornalismo, permaneci morando no Interior e acabei me encontrando também na comunicação institucional. Optei por não seguir meu sonho, mas, ao mesmo tempo, realizei muitas outras coisas. Quando, enfim, saí da Unisinos, criei o blog Ouça Como Uma Garota, no qual publiquei meus escritos sobre música. Sempre ouvi rádio e a União FM fez parte do meu dia a dia. 

Um dia, dei minha cara a tapa e falei que tinha esse sonho. A Denise Cruz foi super querida e me disse para enviar o currículo. O tempo ou e ela me chamou para conversar. Ela me ligou novamente e agora faço parte desse time incrível! Isso foi muito significante. Todos os dias que saio de lá, vejo a Duda de 6, 7, 8 anos de idade, dando pulos de alegria. 

 

4 - De que maneira pretende contribuir para a função na produção de conteúdo digital da emissora?  

Com a minha chegada, já estamos trabalhando para criar conteúdos íveis para os ouvintes da rádio, aumentar a conexão entre o público e o veículo. Hoje em dia, temos grandes exemplos de rádios pelo mundo todo que conseguiram ultraar a programação do FM e estão presentes na vida das pessoas também nas plataformas digitais. A União FM tem uma programação que agrada a diferentes gerações e isso deve ser explorado também no conteúdo digital. Queremos expandir os ambientes de comunicação entre os locutores e quem acompanha a rádio, levando vídeos, informação, eventos e experiências que acrescentem à vida dessas pessoas. Vamos fazer a diferença no ambiente digital em 2020, sempre com a música, é claro. 

 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?  

Desde muito nova as oportunidades foram aparecendo, fui buscando coisas diferentes e me virando sozinha, nunca parei para pensar no futuro assim. Não busco planejamentos futuros, somente quero estar sempre realizada dentro da minha profissão. Sou uma mulher independente, que procura prestar serviços de comunicação com muita responsabilidade, e tenho certeza de que sou muito abençoada, pois, em todos os lugares onde atuo, sempre compartilho o dia a dia com pessoas cheias de conhecimento, dedicação e fraternidade. Posso dizer que daqui há cinco anos estarei rodeada de pessoas incríveis e de colegas especiais. Disso eu tenho certeza. 

Comments