Carolina Bahia fala sobre jornalismo pós-pandemia em evento da ARI Serra Gaúcha
Jornalista fala em evento online promovido em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias)

A jornalista Carolina Bahia falará sobre a importância do jornalismo pós-pandemia em evento online promovido pela Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). A reunião-almoço será realizada na segunda-feira, 26 de outubro, com transmissão a partir das 12h no canal da CIC no Youtube e no Facebook da CIC Caxias.
Formada em Jornalismo pela PUC, com pós-graduação em Mercado Financeiro pela Fundação Instituto de istração (FIA), de São Paulo, Carolina foi editora-chefe e colunista da sucursal da RBS em Brasília. Hoje, atua como consultora da empresa ANK Reputation.
A presidente da ARI Serra Gaúcha, jornalista Andreia Fontana, destaca que os desafios da imprensa antes da pandemia eram gigantes, tanto os desafios do jornalismo, diante da velocidade da tecnologia, da disseminação das fake news e dos ataques por autoritários, quanto os desafios do negócio. "Durante a pandemia, as ameaças multiplicaram-se. Ao mesmo tempo em que nunca se consumiu tanta notícia, houve uma avalanche de desinformação propagada pelas redes sociais, alguma incerteza científica, governantes se aproveitando para semear a discórdia e colocar o público contra o jornalismo sério e receitas evaporando", comenta.
Durante a reunião-almoço, também será realizada a entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha, que, neste ano, será diferente das edições anteriores. Em função da pandemia e dos modelos de distanciamento, a ARI Serra Gaúcha decidiu que a homenagem serão coletiva. "Esperamos que durante esta reunião-almoço, todos os colegas se sintam orgulhosos da construção que fizemos até aqui e encorajados a brigar pelo jornalismo de qualidade, pelo bem de toda a sociedade", diz Andreia.
Ainda de acordo com a presidente da ARI Serra Gaúcha, o reconhecimento que a CIC Caxias faz, com uma data reservada para homenagear a trajetória dos profissionais da região, "é um tônico que fortalece nossa luta por uma sociedade bem informada". A entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha já ocorreu em 12 edições, premiando e valorizando os profissionais que se dedicaram a produzir comunicação de qualidade. Desde o seu lançamento, em 2008, até o ano ado, 106 profissionais da comunicação foram reconhecidos. Andreia revela que a ideia é realizar a 13ª edição assim que possível, em razão da pandemia. "Acreditamos que em 2021 conseguiremos retomar a homenagem", planeja.