Na 'Semana Hipólito da Costa 2020' e em referência ao Dia Nacional da Imprensa, a Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) promove, nesta sexta-feira, 5, às 19h30, duas lives temáticas. O tópico para o debate é 'Basta de fake news!'. Participam da transmissão integrantes da entidade e da ARI-RS e docentes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG. 2w682w
Quem abre a conversa é a jornalista Valquiria Vita, responsável pelas redes sociais da ARI Serra Gaúcha e diretora da TXT Produção de Conteúdo. A primeira entrevistada será a professora da UCS Marliva Vanti Gonçalves. Docente na instituição desde 1995, ela é jornalista e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente, é responsável pelo Núcleo de Mídias Digitais da universidade.
Das 20h30 às 21h30, quem assume a mediação do bate-papo é a jornalista Adriana Antunes, que também integra a ARI Serra Gaúcha, faz formação em Psicanálise e é professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG. A profissional entrevista Luiz Adolfo Lino de Souza, professor de Jornalismo na PUC-RS e atual presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI-RS).
Durante as lives, acadêmicos da UCS e da FSG, que acompanharão os bate-papos, e a comunidade em geral poderão enviar perguntas. Segundo a presidente da ARI Serra Gaúcha Andreia Fontana, jornalista que é a responsável pela gerência de Jornalismo da RBS Caxias, eles fizeram questão do envolvimento do público que, neste período de combate ao coronavírus, pode participar virtualmente. ?Hoje, vemos a comunicação enfrentando grandes desafios. Nesse contexto, percebemos que a verdade e a informação apurada com ética e responsabilidade são nossas principais ferramentas", relata.