23º Congresso do Diários do Sul Brasil da ADI divulga programação
Evento se inicia nesta sexta-feira e se estende até sábado, momento em que serão apresentados os vencedores do 'Prêmio ADI/ Excelência Editorial 2021'

Nesta sexta-feira, 29, ocorrerá o primeiro dia do 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). O evento ocorre das 19h às 20h, fechado para os diretores executivos e proprietários dos jornais associados.
O assunto será 'Estratégias e Alinhamentos Internos Necessários', de ordem restrita aos donos dos negócios. A partir das 20h30, haverá coquetel da abertura oficial do evento. A programação se estende até sábado, momento em que serão apresentados os vencedores do 'Prêmio ADI/ Exelência Editorial 2021'.
Ao Coletiva.net, o presidente da ADI, Adair Gilberto Weiss, opinou que nunca antes na história, os veículos de Comunicação do interior foram tão importantes e nem tiveram tanto o às fontes estaduais e nacionais. "Debater sobre a utilidade e relevância dos serviços prestados por estes jornais deve ser a tônica principal. Por isso, uma imprensa forte, livre e organizada é estratégica para as regiões interioranas. E isso é o nosso negócio", adiantou Adir, sobre as temáticas que serão tratadas no evento.
Ainda de acordo com o presidente da ADI, no encontro, serão dois dias para debater a relevância e capacidade de produzir conteúdo útil, para prestar serviços essenciais que apenas os jornais e portais locais conseguem fazer com qualidade e curadoria. "Os grandes veículos não conseguem atender o interior. E a internet virou uma 'terra sem lei e sem ética', com muita informação e desinformação É por isso que nós existimos: para dar segurança e seriedade ao jornalismo do interior", finalizou.

Programação de Sábado
No sábado, 30, o evento tem a programação esperada para todo o dia. Das 8h30 às 10h, terá uma palestra de abertura com Clóvis Lummertz. Das 10h30 às 12h30, ocorrerá um com o tema: 'O Jornalismo e as Oportunidades no Caos', com Fabiano Goldoni. Além disso, também haverá o 'Como inovar e gerar novas receitas na era do marketing multicanal', com Lucas Taglietti e mediação de Sandro Lucas, diretor de Marketing e Inovação do Grupo A Hora.
Após o intervalo, será a vez do 'Case do Grupo Notícias do Dia de Santa Catarina' com o diretor comercial Gilberto Kleinübing, com mediação de Márcio Vieira da Cunha, do Jornal do Povo, das 14h15 às 15h30min. Das 15h30 às 16h30, será a vez do debate 'Novas estratégias de captação de s', com mediação de Patrícia Cerutti. Das 16h30 às 17h45min, Fernando Weiss, do Jornal A Hora, traz o 'Jornalismo mais propositivo e influente'.
No final do dia, das 17h45 às 18h30min, ocorrerão a apresentação e entrega dos prêmios dos cases vencedores do 'Prêmio ADI/ Excelência Editorial 2021'.
Confira os premiados:
1º lugar: Jornal A Hora, com 'Pratas da Casa', de Sandro Lucas.
2º lugar: Jornal Ibiá, com o projeto 'Mulheres que Brilham', de Maria Luiza Szulczewski.
3º lugar: Jornal do Povo, com 'I Prêmio Agro Cachoeira', Márcio Vieira da Cunha.
Vencedores Editorial:
1º lugar: Gazeta do Sul, com 'O que apresendemos em um ano de distanciamento', de Pedro Garcia e Iuri Fardin.
2º lugar: Gazeta do Sul, com 'Avanços e desafio do protagonismo das Mulheres Rurais', de Caroline Garske Rosa.
3º lugar: Folha do Mate, com 'Coração de Mãe sempre cabe mais um', de Cassiane Rodrigues e Carlos Dickow.