'Retratos Fantasmas' é o filme de abertura do 51º Festival de Gramado

Esta será a primeira exibição do longa-metragem de Kleber Mendonça Filho no Brasil

Documentário estreia nacionalmente em Gramado - Crédito: Wilson Carneiro da Cunha

'Retratos Fantasmas', quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado - que acontecerá entre 11 e 19 de agosto. Resultado de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, a obra é o segundo documentário do profissional. A exibição única ocorrerá na noite de 12 de agosto, fora de competição. 

O longa aborda uma viagem multidimensional pelo tempo, pelo som e pela arquitetura. O centro da cidade do Recife é um personagem importante e é caracterizado como um espaço histórico e humano. No filme, a localidade é revisitada por meio dos grandes cinemas de rua que serviram como espaços de convívio durante o século XX. A relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

Para o curador do festival Marcos Santuario, a presença do longa na abertura reforça a importância deste tipo de vídeo no Brasil. "Abrirmos nosso festival com um documentário de Kleber demonstra a potencialidade desse gênero, no ano em que a Mostra de Longas-Metragens Documentais a a ser exibida também presencialmente no Palácio dos Festivais", afirma.

Já o diretor explica que conheceu Gramado como crítico e jornalista em 1998. Anos depois, convidado por José Carlos Avellar, voltou com 'Crítico' (2008), documentário que trata sobre a profissão que o levou à cidade em primeiro lugar. "Com 'O Som ao Redor', 'Aquarius' e 'Bacurau', creio que já ficou evidente o meu respeito por esse festival, que faz parte - e ajuda a construir - a história do Cinema Brasileiro já há 51 anos", afirma. 

Comments