Yeda reafirma compromisso com o desenvolvimento
Governadora prestou esclarecimentos sobre as acusações sofridas nos últimos meses
div>
A governadora Yeda Crusius reafirmou, nesta quarta-feira, 21, em entrevista coletiva no Palácio Piratini, o compromisso de seu governo com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Yeda prestou esclarecimentos sobre as acusações sofridas por ela nos últimos meses. No espaço de uma semana, seu nome foi excluído de ação que tramita na Justiça de Santa Maria e a Assembleia Legislativa rejeitou o pedido de impeachment. Para a governadora, os atos representam um divisor de águas: "Não existe nenhuma prova contra a governadora, não há gravações, atos, decretos ou leis que indiquem qualquer coisa errada feita pela chefe do Executivo".
Para ela, inicia-se agora uma nova etapa: "Este é o encerramento de um período muito difícil para nós e para a sociedade. Com ataques contínuos, a oposição lançou dúvidas à sociedade que precisavam ser esclarecidas. Aguardei com muita serenidade a verdade chegar. Sofri muitas vezes em silêncio. Por confiar na Justiça, sabia que ela prevaleceria", declarou.
Acompanhada de todo o secretariado, a governadora afirmou estar se dirigindo às pessoas que acreditam que é possível recolocar o Estado no caminho do desenvolvimento através de um projeto que una todos os gaúchos. Sobre a compra de sua casa, disse que instituições como o Ministério Público Estadual já atestaram a transparência da negociação, que teve cada etapa registrada em cartório. "Se errei, e acho que errei, foi em relação à hora política dessa troca pessoal", frisou.
Quanto ao Detran, a governadora disse que, assim que soube das denúncias, no final de 2007, tomou as medidas de um governante responsável: "Demiti a diretoria e abri sindicância. Dei continuidade às mudanças na autarquia, como a transferência dela para a Secretaria da istração". De acordo com a governadora, a carteira nacional de habilitação exige a responsabilidade de servidores públicos, e não de terceirizados, como ocorria anteriormente. "Providenciei a mudança dos contratos antigos, a realização de concurso, profissionalizei o Detran através dos servidores. E reduzimos o custo da carteira de motorista", comemorou.
A governadora relacionou os ataques da oposição às realizações do seu governo e disse que cumpriu o compromisso de acabar com as dívidas, com os atrasos nos pagamentos dos fornecedores e da folha de pagamento dos servidores. Afirmou que o Estado se transformou "em um canteiro de obras", com investimentos em infraestrutura e a contratação de novos servidores para a segurança pública. E garantiu que vai responder às dúvidas da população gaúcha quanto às denúncias feitas pela oposição - até porque as ações do governo estão discriminadas em notas fiscais e pedidos de esclarecimentos.