Univates atinge 1º lugar no Ranking Universidades Empreendedoras
Resultado foi divulgado na última semana, durante sessão solene da Câmara de Deputados, em Brasília

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) tem a melhor infraestrutura para o empreendedorismo entre as universidades do Brasil, conforme o Ranking Universidades Empreendedoras 2021. O resultado foi divulgado na última semana, durante sessão solene da Câmara de Deputados, em Brasília. O levantamento é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e tem o patrocínio do Bradesco. Confira aqui.
A reitora da Univates, Evania Schneider, recebeu a premiação. Para ela, ser reconhecida como uma universidade empreendedora e que investe na sua estrutura, visando estimular o empreendedorismo e a qualidade da formação dos seus estudantes é motivo de muito orgulho. "Estamos construindo uma sociedade melhor, mais empreendedora", diz.
O ranking avalia a cultura empreendedora, a inovação, a extensão, a internacionalização, a infraestrutura e o capital financeiro. Na dimensão de infraestrutura são avaliados os seguintes indicadores: qualidade, parque tecnológico e qualidade da infraestrutura remota. Conforme o relatório, a dimensão mensura a percepção dos alunos quanto ao tema. No ranking geral, a Universidade ficou na 56º posição entre as 126 instituições avaliadas.
Na Univates, uma das ações de infraestrutura voltada à cultura empreendedora e inovadora é o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates. A relação com parques tecnológicos é justamente um dos indicadores avaliados no ranking. O Tecnovates está diretamente envolvido com as atividades da Universidade.
A realização da sessão solene com a divulgação do Ranking Universidades Empreendedoras foi proposta e presidida pelo Deputado Federal, Felipe Rigoni (PSB). "As várias dimensões são juntas muito importantes para disseminar essa cultura, não há nenhuma nação no mundo que se desenvolva sem ter uma grande parceria entre governos", afirma Felipe.