Simpe-RS realiza lives com candidatos a Procurador-Geral de Justiça
Debates, que vão até 3 de maio, buscam proporcionar o conhecimento das propostas

Às vésperas das eleições para o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, que ocorrerá entre 6 a 11 de maio, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Simpe-RS) iniciou, na última segunda-feira, 26, uma série de lives para que candidatos apresentem as propostas aos servidores e à sociedade. Os debates, que vão até 3 de maio, serão transmitidos pelo Facebook e YouTube do Simpe-RS, a partir das 19h.
Segundo o presidente do Simpe-RS, Jodar Prates, esta é a maneira de tornar o processo mais transparente e democrático, pois a escolha do líder do MP impacta em toda a sociedade. "Acreditamos que os gaúchos precisam ter o aos posicionamentos dos que disputam o cargo e a voz dos servidores precisa ser ouvida", defende Prates.
Concorrem para assumir o cargo durante a gestão de 2021 a 2023, Alexandre Saltz, Marcelo Dornelles, Márcio Schlee e Sérgio Harris. Marcelo Dornelles e Sérgio Harris integram a atual gestão, de Fabiano Dallazen. Dornelles já foi procurador-geral e é o atual subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Sérgio Harris é o atual subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica. O candidato Márcio Schlee atua na Promotoria de Pelotas e foi o candidato escolhido na Eleição de 2019, ficando em segundo lugar na consulta entre os membros. Alexandre Saltz é o atual coordenador da Promotoria do Meio Ambiente.
A eleição paralela, realizada pelos servidores, será entre os dias 6 e 11 de maio, enquanto o pleito oficial, entre os membros do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), ocorre de 10 a 15 de maio. O governador Eduardo Leite receberá os resultados em 17 de maio e manifestou que vai considerar a escolha dos servidores para definir sua nomeação.