Sedac arrecada mais de 70 mil livros para bibliotecas atingidas pela enchente
Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura tem parceria da TAG Livros

Encerrou-se a campanha 'Juntos pela Leitura do RS', uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que promoveu a arrecadação de livros para restaurar os acervos das bibliotecas públicas impactadas pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. A ação, realizada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas do RS (SEBP), instituições da Sedac, em parceria com a TAG Livros e o apoio do Instituto Cervantes, resultou no recebimento de mais de 72 mil exemplares, vindos de todo o Brasil.
A campanha teve início em junho, após a tragédia climática que resultou na perda estimada de 100 mil livros. Apesar do número previsto inicialmente por meio de visitas técnicas presenciais aos locais afetados, verificou-se que nem todos os exemplares disponíveis nas bibliotecas foram perdidos. O montante arrecadado na ação, segundo o IEL, será suficiente para recompor os acervos das bibliotecas.
Ao receberem os livros, o foco das equipes do IEL e Sistema foi trabalhar na classificação das obras, que foram encaminhadas para as primeiras bibliotecas. "Nós também orientamos e capacitamos profissionais para atuarem junto às instituições", enfatiza o diretor do IEL, Silvio Bento, que também é diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL) da Sedac. As 72 mil doações contaram com a contribuição de apoiadores de todo País.