Sedac anuncia novidades para o 'Prêmio Minuano de Literatura' de 2024
Nesta edição, a categoria Livro do Ano contará com premiação em dinheiro

Após uma pausa em 2023, o 'Prêmio Minuano de Literatura', iniciativa do Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), chegará a sexta edição no próximo ano. Realizado desde 2018, em 2024 a distinção terá novidades, entre elas uma premiação de R$ 10 mil reais na categoria Livro do Ano, além de promover uma política de circulação para que os vencedores possam participar de eventos literários em feiras do Estado.
"O objetivo é fortalecer o Prêmio, tornando-o mais atrativo, e também conectá-lo às outras políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para a promoção da Literatura em todo o Estado", pontua a secretária da Cultura Beatriz Araujo. Mais informações sobre a sexta edição da premiação serão divulgadas no início de 2024, junto ao edital e inscrições, que estarão abertas ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Sobre o 'Prêmio Minuano'
Criado com o objetivo de valorizar e promover a Literatura produzida no Estado, o 'Prêmio Minuano de Literatura' teve sua primeira edição no ano de 2018. A premiação contempla categorias como Conto, Ficção, Poesia e Infanto-juvenil, além de prestigiar autores e tradutores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul e editoras sediadas em solo gaúcho, conferindo-lhes o reconhecimento da comunidade sul-rio-grandense e incentivando a leitura e a escrita no cenário local.