Sedac anuncia início das 'Caravanas da Cultura' 2025

Iniciativa percorrerá 22 municípios das nove Regiões Funcionais

Os encontros abordarão conteúdos relacionados ao fortalecimento do sistema Estadual de Cultura e suas atualizações - Crédito: Canva

Com o propósito de mobilizar, qualificar a gestão cultural e ampliar o o aos mecanismos de financiamento no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) dará início, em março, às 'Caravanas da Cultura'. A iniciativa, conduzida pela assessoria do Sistema Estadual de Cultura (SEC) e pelo Departamento de Fomento, percorrerá 22 municípios das nove Regiões Funcionais (RFs) do Estado, entre os dias 13 de março e 13 de junho. As capacitações acontecem sempre das 9h às 16h.

As 'Caravanas da Cultura' são uma estratégia de interiorização e circulação das políticas culturais promovidas pela Sedac. Por meio de capacitações, a assessoria do SEC leva às nove RFs os temas prioritários da agenda cultural gaúcha. A ação busca fortalecer tanto o Sistema Estadual quanto os Sistemas Municipais de Cultura, subsidiando gestores, dirigentes, produtores, artistas, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil com informações e orientações para a gestão eficiente do setor.

Os encontros abordarão conteúdos relacionados ao fortalecimento do sistema Estadual de Cultura e suas atualizações, ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), à Lei Aldir Blanc, aos editais da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e às atividades do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação foi planejada para atender demandas específicas de cada região, promovendo o diálogo direto com os agentes culturais e alinhando estratégias de desenvolvimento cultural de forma descentralizada.

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, as Caravanas da Cultura reforçam o compromisso da Sedac em promover a articulação e o fortalecimento das políticas públicas culturais em todo o estado. Ele afirma que a ação "amplia o o à informação e incentiva a participação de diversos atores na consolidação de um sistema cultural robusto e inclusivo".

Para participar é preciso se inscrever conforme a data e o município de interesse, por meio dos links disponibilizados aqui. Quem desejar receber atualizações do Sistema Estadual de Cultura pode cadastrar seus dados aqui e receber informações personalizadas por e-mail. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Comments