204l2t
Na última quarta-feira, 13, o Rio Grande do Sul ganhou visibilidade na 'Web Summit Lisboa', evento de Inovação e Tecnologia. A secretária, Simone Stülp, subiu ao 'Palco 7' para compartilhar dados sobre os impactos das mudanças climáticas no Estado. Além disso, abordou-se as iniciativas do 'Plano Rio Grande', cujo intuito é promover a reconstrução e adaptação de famílias e cidades após as enchentes de maio.
Na palestra intitulada de 'Climate resilience in the eye of the storm' (Resiliência climática no centro da tempestade), Simone ressaltou os obstáculos enfrentados pelo Sul diante das fortes chuvas que devastaram 478 municípios e deixaram milhares de desabrigados. A apresentação destacou o 'Plano Rio Grande' como uma resposta inovadora e prática, agregando cerca de 400 tecnologias que visam fortalecer e preparar as autoridades para futuros eventos climáticos extremos.
Sob a liderança do governador Eduardo Leite, a iniciativa integra ações de curto, médio e longo prazo, amparadas pela expertise de um grupo de 43 especialistas. A secretária também frisou que essa equipe tem como missão desenvolver soluções sustentáveis para adaptação e resiliência climática, superando desafios como restrições orçamentárias e burocráticas.