Rio Grande do Sul é destaque nos '500 Maiores do Sul'

Estado possui maior número de organizações no ranking regional empresarial promovido pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil

Evento aconteceu de forma híbrida - Crédito: Divulgação

O Rio Grande do Sul superou Paraná e Santa Catarina no número de empresas entre as '500 Maiores do Sul'. O Estado gaúcho possui 195 organizações, enquanto o paranaense 164 e o catarinense 141. O ranking empresarial regional promovido pelo Grupo Amanhã e pela PwC Brasil foi revelado na última terça-feira, 17.

Entre as marcas, assim como no ano ado, o Sicredi foi a melhor colocada no Estado. A cooperativa financeira ficou em segundo lugar na lista geral, com Valor Ponderado de Grandeza (VPG) de R$ 2.8733,44 milhões, atrás apenas da Bunge Alimentos, de Gaspar, em Santa Catarina, que obteve VPG R$ 3.6387,3 milhões. O VPG é o critério utilizado no estudo para criar a listagem. Ele resulta de uma ponderação dos três grandes números de um balanço: patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro líquido (10%). 

No setor de Comunicação, Editora e Gráfica, os gaúchos Grupo RBS e Quartier, também de Porto Alegre, são os que têm a melhor posição na região, seguidos por TV Independência, de Curitiba; 43 S/A Gráfica e Editora, de Blumenau; NC Comunicações, de Florianópolis; e Sociedade Rádio Emissora Paranaense, também da capital do Paraná. No ranking geral, RBS e Quartier ocupam, respectivamente, as colocações 242 e 367. 

A publicação também faz um levantamento das 100 maiores de cada unidade federativa. Destaque novamente para o Sicredi, que lidera a lista. Na sequência, aparecem Yara Brasil Fertilizantes S/A e Controladas, CMPC, Lojas Renner e Banrisul. O Grupo RBS é o único de Comunicação que figura no ranking, ocupando a 93ª posição. O levantamento completo '500 Maiores do Sul' pode ser ado por este link

 

Comments