PUCRS inaugura Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono
Universidade lidera iniciativa que busca mitigar mudanças climáticas

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) dará um o na busca contra as mudanças climáticas, por meio da inauguração do Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono. O evento de apresentação da novidade está programado para a próxima quinta-feira, 28, em que marca o início da operação do sistema de Captura Direta de Ar (DAC) no Brasil.
A estrutura, desenvolvida em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, tem capacidade para remover 300 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera anualmente. Intitulado DAC.SI (Direct Air Capture System Integration), o projeto integra iniciativas globais que buscam formas de mitigar as emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor energético.
De acordo com Felipe Dalla Vecchia, diretor do Instituto de Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, a implementação do sistema de Captura Direta de Ar posiciona a universidade como uma referência em tecnologias sustentáveis. "Com essa tecnologia a instituição reforça seu papel na transição energética e se destaca como referência no Brasil", afirma.
Além de operar o sistema DAC, o laboratório servirá como um centro de pesquisa e inovação dedicado ao desenvolvimento de materiais e estratégias para captura e armazenamento de carbono. Também serão oferecidos programas de capacitação para formar profissionais especializados na área de tecnologias limpas
Com a inauguração do Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono, a PUCRS busca avançar na mitigação das mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono. O projeto promove a redução de emissões e fomenta a criação de soluções inovadoras, fortalecendo a posição do Brasil na agenda de sustentabilidade global.