PUCRS inaugura Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono

Universidade lidera iniciativa que busca mitigar mudanças climáticas

Sistema de Captura Direta de CO2 da PUCRS pode remover 300 toneladas de dióxido de carbono do ar por ano. - Crédito: Divulgação/PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) dará um o  na busca contra as mudanças climáticas, por meio da inauguração do Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono. O evento de apresentação da novidade está programado para a próxima quinta-feira, 28, em que marca o início da operação do sistema de Captura Direta de Ar (DAC) no Brasil.

A estrutura, desenvolvida em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, tem capacidade para remover 300 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera anualmente. Intitulado DAC.SI (Direct Air Capture System Integration), o projeto integra iniciativas globais que buscam formas de mitigar as emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor energético.

De acordo com Felipe Dalla Vecchia, diretor do Instituto de Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, a implementação do sistema de Captura Direta de Ar posiciona a universidade como uma referência em tecnologias sustentáveis. "Com essa tecnologia a instituição reforça seu papel na transição energética e se destaca como referência no Brasil", afirma.

Além de operar o sistema DAC, o laboratório servirá como um centro de pesquisa e inovação dedicado ao desenvolvimento de materiais e estratégias para captura e armazenamento de carbono. Também serão oferecidos programas de capacitação para formar profissionais especializados na área de tecnologias limpas

Com a inauguração do Laboratório de Tecnologias de Baixo Carbono, a PUCRS busca avançar na mitigação das mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono. O projeto promove a redução de emissões e fomenta a criação de soluções inovadoras, fortalecendo a posição do Brasil na agenda de sustentabilidade global.

Comments