Projeto resgata danças afrocontemporâneas por meio de oficinas gratuitas
Evento busca valorizar a cultura em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Neste sábado, 16, a Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ) será palco de uma oficina gratuita de danças afrocontemporâneas, como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. Sob a organização do bailarino, coreógrafo e professor Thyago Cunha, a atividade promete oferecer um olhar reflexivo sobre as tradições e expressões corporais da comunidade negra gaúcha.
O projeto, intitulado 'Corpo Negro Gaúcho - Um Olhar pela Dança Afrocontemporânea', é fruto de uma pesquisa do professor realizada em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e financiada pela Lei Paulo Gustavo. Para Thyago, "o tradicionalismo muito rígido dos gaúchos faz com as influências indígenas e negras na formação do Estado fossem esquecidas".
Além de buscar ressignificar a memória ancestral dos negros no Rio Grande do Sul, a oficina também contará com a presença de músicos convidados que enriqueceram a experiências sensorial dos participantes com ritmos afrocontemporâneos. Com entrada gratuita, o evento estará aberto ao público a partir das 17h30 na Sala Cecy Frank.